Depois de as sanções dos Estados Unidos atingirem o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autoridades brasileiras começaram a discutir medidas para proteger cidadãos e empresas nacionais de punições estrangeiras.
Inspirado pelo Estatuto de Bloqueio da União Europeia, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda adotar dispositivos legais que declarem sem efeito ordens extraterritoriais, com o objetivo de dificultar a aplicação de restrições vindas de outros países.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Desde a inclusão de Moraes na lista da Lei Magnitsky, o ministro Flavio Dino, também do STF, determinou que bloqueios de ativos ou cancelamento de contratos só ocorram mediante autorização expressa da Corte.
Críticas dos EUA e tensão no governo Lula

Recentemente, o secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, criticou o Supremo Tribunal Federal, logo depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Rubio disse que “os Estados Unidos responderão de forma adequada” ao que classificou como uma “caça às bruxas”.
No cenário político interno, a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao criticar duramente o STF e Moraes às vésperas do julgamento de Bolsonaro, foi vista como estratégica. A avaliação é que o discurso fortalece sua posição com o eleitorado da direita, alinhado ao ex-presidente.
Leia também: “Três homens, uma mulher e um destino”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 287 da Revista Oeste
Aliados acreditam que o momento favorece um posicionamento mais enfático, com a possibilidade de reaproximação com moderados e ministros do STF em outro contexto.
Leia mais: “Os ventos do Norte em tempos sombrios”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 287 da Revista Oeste
Jogar com a extrema esquerda, precisa jogar usando as táticas de Israel 🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇺🇸🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇺🇸
Resumindo: estão criando mais um golpe para piorar a situação para o Brasil, pois vai caracterizar tentativa de legislar nos Estados Unidos, desrespeitando a soberania americana. Virá, com certeza, “chumbo grosso”, que é o que o sistema quer para prejudicar o Brasil, apressar a desejada destruição e ficar se vitimizando com a narrativa de que a culpa é do governo americ… ops… governo estadunidense.
Uma vez idiota ..sempre…
O burro falante quer reinventar a roda
Nas banânias a criatividade não falta, tentam inventar manobras e mais manobras para escapar!
GO TRUMP GO!
Pra cima também desse ladrão-cachacerio
O consórcio ainda não entendeu o espírito da coisa.
Essa lei não depende de países ou “otoridades” gostarem ou não ,,,,,,,, quando ela é aplicada tem efeitos internacionais não importando quem são os atingidos , a coisa é global e lida com a famigerada “grana” , e em se falando de dinheiro não existem amigos , só existem interesses , por isso não adianta fazerem leis locais porque quem manda é o sistema financeiro global , simples assim.
Quem tiver bom senso deve tratar de ficar longe dela , bom senso que o consórcio está começando a ter , afinal quem tem c* tem medo como diz o ditado popular.
Eles não querem proteger os cidadãos brasileiros da lei americana, querem proteger os comparsas, sancionados porque perseguiram oponentes políticos.
Acho que essse babaca, pinguço e ladrão, ainda não entendeu o alcance dessa lei!
Sem noção esse cachaceiro . Temos diversos relatos de empresas em dificuldade por conta das tarifas sancionadas pelo alinhamento do Brasil com países inimigos da América, e pelo não cumprimento dos direitos dos cidadãos constantemente feito pelo judiciário ai o pilantra ao invés de corrigir o rumo vai arrumar jeito de se safar ? Nós brasileiros não vamos permitir que o país se afunde para livrara cara desses bostas.
Só na cabeca de petista mesmo . A falta de neuurônios impede de enter a Lei Magniskty.
Esperar que este SER entenda que a lei não é aplicada no território brasileiro, e não interfere na nossa legislação , seria pedir demais!
Kkkkkkkk ainda não entenderam a LEI!!
Só teatro, só jogo de cena….vao lá amostradinhos….. burlem mesmo…
O empresário oligarca familiar bostileiro precisa ser punido por apoiar nazifascistas comunistas golpista….
Um anistiado, ladrão, corrupto, vagabundo , cachaceiro, corno manso e muito mais…querendo fazer graça com gente honesta! FDP bem vaca, vá para os alcólicos anônimos que é seu lugar e leva sua piranha de estimação!