publicidade
Política

Justiça nega recurso da Globo para rescindir com a TV de Collor

Emissora carioca já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça; sentença definitiva deve sair até o final do mês

Ex-presidente Fernando Collor de Mello é dono da TV Gazeta de Alagoas | Foto: Roquete de Sá/Agência Senado
Tribunal de Justiça de Alagoas deu parecer favorável para emissora de Fernando Collor de Mello | Foto: Roquete de Sá/Agência Senado

A TV Globo teve negado, pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), mais um recurso para que a emissora seja liberada para rescindir o contrato com a TV Gazeta, que tem como dono o ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão foi tomada no último dia 6.

+ Leia mais: “STF nega 73% dos pedidos de prisão domiciliar, mas concede a Fernando Collor”

Receba nossas atualizações

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a emissora carioca entrou com recurso especial e extraordinário na tentativa de reverter a sentença da Justiça de Alagoas, que tinha dado decisão favorável para a TV Gazeta se manter como retransmissora.

A Globo alegava que a decisão era inconstitucional. O presidente do TJ-AL, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, recusou a nova solicitação por entender que “os argumentos em sede de agravo não merecem acolhimento.”

Para o magistrado, a Globo não trouxe nenhum elemento diferente no novo recurso. Ele ainda afirmou na decisão que a emissora requentou matérias já julgadas. Nos autos, a Globo citou a prisão de Collor, ocorrida em abril, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A emissora já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar retirar a TV Gazeta do seu quadro de afiliadas. O caso está nas mãos do ministro Villas Boas Cueva. A expectativa é de que até o fim de maio saia a sentença definitiva.

Relembre o caso

Em outubro de 2023, a empresa da família Marinho comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, devido a escândalos envolvendo a TV alagoana nos últimos anos. As duas partes mantinham parceria desde 1975.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre as polêmicas estão o uso da TV Gazeta por Collor para receber propina. O ex-presidente foi condenado a oito anos de prisão no STF. No início de novembro de 2023, a TV alagoana entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de filiação.

Foto do logotipo da Globo
Globo já tem acordo assinado com TV Asa Branca para retransmissões na região | Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o canal, sem o aporte da maior emissora do país, a empresa não terá como arcar com as dívidas em sua recuperação judicial, em vigor desde 2019. A empresa carioca alegava que a afiliada seguia com dívidas gigantes.

A Globo já tem um acordo assinado com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta. A emissora pernambucana opera desde o ano passado, retransmitindo o canal Futura.

Leia também: “Compromisso com a desonra” , artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.