Enquanto o brasileiro sofre com a inflação alta, decorrente de seguidos aumentos dos combustíveis, e se discutem medidas para reduzir os preços, a Câmara dos Deputados registrou, no primeiro semestre, elevação considerável nas cotas parlamentares destinadas ao abastecimento de veículos.
Entre janeiro e junho, o gasto para abastecer carros oficiais e veículos alugados foi de R$ 8,7 milhões, segundo levantamento do site Metrópoles, feito com base em dados do Portal da Transparência da Câmara, até a primeira semana de junho.
Receba nossas atualizações
Esse valor já é 28% maior — o que perfaz cerca de R$ 2 milhões — do que o montante gasto no primeiro semestre do ano passado (R$ 6,7 milhões). Em comparação com os últimos quatro anos, de 2019 a 2022, este semestre foi o mais dispendioso na rubrica combustíveis, e o valor pode aumentar, porque junho ainda não acabou, e os deputados têm até 90 dias para apresentar documentos que comprovem os gastos.
Esse porcentual de aumento revela, também, que a despesa foi acima da inflação do período, e, portanto, houve ampliação do consumo.
O montante gasto em 2022 representa mais do que o dobro do valor despendido em 2020, de R$ 4 milhões, quando houve o início da pandemia de covid-19 e das medidas restritivas, Porém, mesmo antes da pandemia, o valor era inferior ao gasto deste ano. Nos seis primeiros meses de 2019, os deputados gastaram R$ 8 milhões da cota parlamentar com combustíveis.
Os maiores gastos semestrais por deputados giram em torno de R$ 36 mil. O campeão da lista é José Airton Félix Cirilo (PT-CE); João Carlos Bacelar (PL-BA) aparece em segundo na lista, com gasto de R$ 35,9 mil.
Veja o gasto semestral de combustível:
2019 -> R$ 8.029.14,74
2020 -> R$ 4.04.981,32
2021 -> R$ 6.749.765,62
2022 -> R$ 8.663.898,00*
* O primeiro semestre de 2022 ainda não está fechado, porque o levantamento foi feito antes de o período se encerrar, e ainda há prazo para comprovação de despesas.
Governadores entram com nova ação no STF contra limite do ICMS
Bolsonaro sanciona com vetos projeto que limita ICMS sobre combustíveis
Até quando vamos suportar essa aberração.
Nem eles sabem quanto gastam