Em pronunciamento à imprensa nesta terça-feira, 19, o pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que vai devolver o investimento do banqueiro Daniel Vorcaro para produzir o filme sobre Jair Bolsonaro. O montante será disponibilizado a partir da arrecadação do lançamento da produção audiovisual.
“Assim que o filme começar a gerar resultados, o valor aplicado por intermédio dessa empresa indicada pelo Daniel Vorcaro será destacado e separado para ficar à disposição das autoridades brasileiras, para que façam o que entenderem estar dentro da lei”, anunciou Flávio.
Receba nossas atualizações
+ PL aciona o TSE para barrar pesquisa eleitoral que exibiu áudio contra Flávio Bolsonaro
O senador também anunciou que pediu uma prestação de contas sobre todos os investimentos recebidos para para ser disponibilizado à população, ao confirmar que “qualquer relação minha com o Vorcaro foi única e exclusivamente por causa do filme do meu pai”.
“Quero acrescentar os meus pedidos feitos à produtora e ao fundo: que se organizem para fazer uma prestação de contas transparente de todas as despesas feitas com esse investimento no filme, em até 30 dias”, ressaltou.
Flávio fala sobre relação com Vorcaro
Ao detalhar o histórico da relação com Vorcaro, o senador afirmou que o contato ocorreu exclusivamente por causa da produção de um filme sobre Bolsonaro. Segundo Flávio, a aproximação aconteceu ainda no fim de 2024, durante conversas sobre as dificuldades de captar recursos para o projeto audiovisual no Brasil.
+ Advogado não vê crime em mensagens entre Flávio e Vorcaro
“Ainda no fim de 2024, em um jantar com um amigo, eu comentava a dificuldade de conseguir investidores aqui no Brasil”, explicou o pré-candidato do PL à Presidência. “As pessoas tinham medo de colocar o CPF, de colocar a empresa em um simples empreendimento cultural, que é um filme em homenagem ao melhor presidente da República que este país já teve. Foi por essa razão que optamos por fazer esse filme fora do Brasil. É um filme norte-americano.”
Flávio afirmou que Vorcaro foi apresentado por um conhecido e que, naquele momento, o empresário transitava em diferentes círculos de poder em Brasília.
“Ele era uma pessoa que circulava em todas as rodas aqui em Brasília, ia a eventos com ministros do Supremo, alta roda de empresários, patrocinava eventos de várias emissoras de televisão”, disse o senador. “Portanto, era alguém acima de qualquer suspeita.”
O parlamentar relatou, no entanto, que os pagamentos ligados ao investimento teriam deixado de ser feitos meses depois. Segundo ele, a última parcela foi paga em maio de 2025. “Foi a última vez que ele honrou os pagamentos.”
De acordo com Flávio, houve tentativas de cobrança e busca de uma definição sobre a continuidade do aporte financeiro para evitar a paralisação do projeto.
+ Lindbergh pede ao STF apreensão do passaporte de Flávio
“Como as pessoas envolvidas na produção do filme não conseguiam retorno, eu tentava cobrá-lo para obter alguma posição”, relatou. “No fim de 2025, foi aquele áudio que todos ouviram, em que eu peço uma palavra final sobre o que iria acontecer, porque o filme já estava em grande risco.”
O pré-candidato à Presidência ainda explicou que sua ida à casa de Vorcaro ocorreu para “botar um ponto final”.
Eu não entendo o motivo de colocar no título uma falsa informação: “…investimento de Vorcaro” sabendo que a fala de Flávio não foi essa, mas sim “…valor aplicado por intermédio dessa empresa indicada por Daniel Vorcaro…”
Quem sabe interpretação de texto compreende que as 2 frases dizem coisas distintas. Além do mais, está mais do que explicado por todos os envolvidos que não há investimento nenhum do Vorcaro, inclusive porque ele não quis investir em filme falando sobre Bolsonaro, e podemos imaginar os $ 129.000.000 de motivos para não querer investir no filme. Ele intermediou um investimento em época que ganhava prêmio de empreendedor do ano, que fazia palestras para a elite financeira, jurídica e/ou política do país, que era o ‘cara’ mais badalado do poder.
Qual o motivo de levar o leitor a uma falsa conclusão ao ler o título?
NÃO COMPREENDO A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO, SEM QUE EXISTA QUALQUER CANDIDATURA REGISTRADA NOS ÓRGÃOS COMPETENTES. PURA ENGANAÇÃO E TENTATIVA DE LUDIBRIAR A OPINIÃO PÚBLICA. PURA MÁ FÉ. COISA DE PAÍS ESCULHAMBADO. COISA DE PAÍS DE QUINTO MUNDO.