publicidade
Política

Filho de Lula pega carona com Mucio em avião da FAB

Herdeiro mais novo do presidente fez trajeto de São Paulo a Brasília com familiares do José Mucio e integrantes de pasta da Defesa

Lula e seu filho, Luis Claudio
Lula e seu filho mais novo, Luis Claudio | Foto: Reprodução/Instagram

O uso de aeronaves oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) por familiares de autoridades voltou a ser tema de debate depois de uma recente viagem realizada por Luis Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em companhia do ministro da Defesa, José Mucio.

A informação é do portal Metrópoles. Na tarde do dia 5 de maio, Luis Cláudio embarcou em São Paulo com destino a Brasília, compartilhando o voo com Mucio e integrantes do Ministério da Defesa.

Receba nossas atualizações

A solicitação da aeronave pela pasta ocorreu depois de um evento promovido pelo Lide, grupo empresarial liderado pelo ex-governador João Doria, durante o qual Mucio fez um discurso centrado em questões de segurança nacional.

Além do filho de Lula: família de ministro também pegou carona em avião da FAB

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai estar junto de Lula e de outras autoridades no ato sobre o 8 de janeiro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Defesa, José Mucio; mulher e filho também viajaram em avião da FAB | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além de Luis Cláudio e do ministro, a lista de passageiros da aeronave da FAB incluía 13 pessoas, entre elas familiares de Mucio, como sua mulher e seu filho, o advogado José Múcio Monteiro Neto.

O Lide, anfitrião do almoço, é reconhecido por manter relações políticas tensas com o PT, já que Doria é considerado adversário de Lula e aliados.

O caso não é inédito entre os filhos do presidente. Em novembro de 2024, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, também viajou em avião da FAB, acompanhando ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento, Simone Tebet; e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. A viagem na ocasião realizou o trajeto de Brasília para Guarulhos.

Regras do uso de aeronaves oficiais

Segundo o Ministério da Defesa, o uso de aviões da FAB por passageiros indicados por autoridades está respaldado pelo Decreto 10.267, de 2020. A regra permite o preenchimento de assentos vagos.

A Aeronáutica detalha que, além do presidente e vice da República, presidentes do Senado, da Câmara, e do Supremo Tribunal Federal têm direito ao transporte em atividades oficiais, além de situações de segurança, emergência médica ou deslocamento até a residência permanente. O mesmo benefício vale para ministros de Estado.

O embarque em aviões da FAB oferece facilidades aos passageiros, como o acesso a áreas restritas dos aeroportos e a dispensa das filas comuns, proporcionando maior comodidade em relação aos voos comerciais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

1 comentário
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Esse desgoverno já virou putaria com nosso dinheiro

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.