publicidade
Política

Fala de Rui Costa sobre substituir laranja por 'outra fruta' vira meme nas redes sociais

Ministro da Casa Civil disse que brasileiro precisa 'mudar' o que vai consumir, em decorrência da alta dos preços

rui costa - laranja
Fala de Rui Costa se tornou viral das redes sociais, causando indignação | Foto: Reprodução/Twitter/X

A declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre os brasileiros considerarem substituir a laranja por outra fruta se tornou um meme das redes sociais. O integrante do alto escalão fez a fala durante entrevistas a jornalistas na sexta-feira 24.

Durante a entrevista, Rui Costa afirmou: “O preço internacional está tão caro quanto aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta. Não adianta baixar a alíquota porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Pelas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a fala de Rui Costa: “Trocar a fruta? A gente precisa é trocar de presidente”. Na sequência, publicou: “Que tal trocar Lula por Chuchu?”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também criticou a fala do ministro da Casa Civil. “Governo lula: laranja tá cara, troca por outra fruta! Picanha tá cara, troca por ovo! Cerveja tá cara, bebe água da pia! Moral da história: nunca mais acredite no filho do Geppetto”, escreveu.

Veja outros memes publicados sobre a fala do ministro de Lula:

Produção de laranja no Brasil

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja e suco de laranja, com destaque para o estado de São Paulo, que lidera a produção nacional. De acordo com o Fundecitrus, a safra 2023/24 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro alcançou 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg, reforçando a importância do setor para a economia.

Os preços da laranja atingiram patamares recordes em 2024, com uma caixa de 40,8 kg sendo comercializada por mais de R$ 100. Segundo o portal Poder360, essa alta foi impulsionada por uma demanda aquecida e oferta reduzida. Esse cenário foi influenciado por condições climáticas adversas, como clima seco e temperaturas elevadas durante a temporada no cinturão citrícola, conforme o Cepea.

O panorama atual é de estoques muito baixos ou quase inexistentes de suco de laranja no Brasil, representando um desafio para o abastecimento global. Para enfrentar essa situação, a próxima produção, prevista para o ciclo 2025/26, precisa crescer tanto no Brasil quanto na Flórida, nos Estados Unidos, segundo especialistas.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Christian
    Christian

    Os esquerdistas cnhece muito bem o que é um “Laraja”.

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Sugeriram substituir a laranja? Parece que alguns desses políticos não gostam da fruta.

  3. Jefferson Vieira Paladini
    Jefferson Vieira Paladini

    Cadê o esquerdinha infiltrado pra defender a gang do nove dedos?

  4. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Poderia mudar esses trastes por outra coisa

  5. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Besteira por besteira é melhor colocar esse verdadeiro sábio no Ministério da Fazenda. Ainda bem que a crise não é com papel sanitário para que sugerisse a adoção da metodologia utilizada em países onde a higiene pos-atividade fecal é feita com as mãos. Que fase!
    URNA ELETRONICA COM VOTO IMPRESSO JA!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade