publicidade
Política

Exército obedece Moraes e afasta Cid

Militar ficará agregado ao Departamento-Geral do Pessoal, sem cargo

Exército Cid
A operação que culminou na prisão de Cid trata de suposto peculato eletrônico | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

O Exército Brasileiro obedeceu à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afastou o tenente-coronel Mauro Cid de suas funções. No informe deste domingo, 10, a Força alega que o ex-ajudante de ordens da Presidência vai ficar agregado ao Departamento-Geral do Pessoal.

Cid deixou o Batalhão do Exército em Brasília na tarde do sábado 9, quatro meses depois de ser preso na Operação Verine. Fora da cadeia, o militar terá de usar tornozeleira eletrônica, está proibido de sair de casa em determinados horários e impedido de desempenhar suas funções no Exército.

Receba nossas atualizações

Leia também: “PGR se manifesta contra delação de Mauro Cid”

A operação que culminou na prisão de Cid trata de suposto peculato eletrônico, com a inserção de dados falsos nos sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a emissão de carteiras de vacinação fraudadas em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes deu a ordem de soltura na tarde do sábado, depois de homologar delação premiada do militar. “Diante do exposto, concedo a liberdade provisória a Mauro Cesar Barbosa Cid, mediante a imposição cumulativa das seguintes medidas cautelares”, sustentou o ministro.

Cid terá de cumprir uma série de medidas ordenadas por Moraes. Confira a lista abaixo:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Comparecimento em juízo, em 48 horas, e comparecimento semanal, às segundas-feiras;
  • Proibição de sair do país e entrega do passaporte, em cinco dias;
  • Cancelamento de todos os passaportes emitidos pelo Brasil em nome do tenente-coronel;
  • Suspensão de porte de arma de fogo, assim como de certificado de registro para coleção, tiro esportivo e caça;
  • Proibição de uso de redes sociais; e
  • Proibição de falar com outros investigados. As exceções são a mulher, filha e o pai, general Lourena Cid.

Afastamento pelo Exército é parte do acordo para a soltura de Cid

Moraes Cid
Cid estava preso desde 3 de maio | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A liberação atende a um pedido da defesa de Cid. A avaliação de Moraes foi a de que a manutenção da prisão já não seria mais “adequada e proporcional”, sobretudo porque o tenente-coronel já depôs diversas vezes à Polícia Federal.

O magistrado destacou especialmente três oitivas do ex-ajudante de ordens — de 25 e 28 de agosto e de 1º de setembro. Segundo Moraes, os depoimentos esclareceram as provas obtidas anteriormente pela Polícia Federal.

15 comentários
  1. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    O exército brasileiro foi dominado pelos generais melancias. Todes filhes des putes

  2. JOSÉ OTAVIO ARAUJO
    JOSÉ OTAVIO ARAUJO

    Para que existe o STM (Superior Tribunal Militar) não seria para julgar militares da ativa.

  3. Marcia ferrao
    Marcia ferrao

    Não são mais forças armadas, agora viraram guarda nacional do governo petista! Vão lamber as botas dos ladrões e corruptos…mas não fiquem tristes, no 7 setembro vocês sempre serão lembrados…

  4. Antonio Celso Tavares
    Antonio Celso Tavares

    Revista Oeste agora tem censura na postagem?

  5. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Será que vão permitir que ele ajude a servir cachorro-quente em alguma festividade onde o exército for prestar homenagens a petistas?

    1. Reinaldo Terribelli
      Reinaldo Terribelli

      Ajudar a servir eu não diria , que já seria muito .
      Mas segurar uma placa com os dizeres “DOG GRÁTIS AQUI” com certeza eles deixariam sim.

  6. XY / XX
    XY / XX

    “O Exercito reafirma sua responsabilidade pela fiel observância dos PRECEITOS LEGAIS e preservação dos PRINCIPIOS ÉTICOS e VALORES MORAIS, pergunto como a maioria da população pode entender o relatório final de 10/11/22 do Ministério da Defesa ao TSE?
    Procurei na INTERNET e encontrei:
    “O MD esclarece que o acurado trabalho de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não exclui a possibilidade da existência de FRAUDE ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. Ademais o relatório indicou importantes aspectos que demandam esclarecimentos:
    -houve possível risco a segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido a ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do COD. FONTE,
    -os testes de funcionalidade das urnas (Integridade e Projeto Piloto Biometria) da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de código MALICIOSO capaz de alterar o funcionamento do Sistema de Votação,
    -houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao COD. FONTE e às BIBLIOTECAS DE SOFTWARE desenvolvidos por terceiros inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.
    Por isso o MD solicitou ao TSE, com urgência a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do COD. FONTE e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se para esses fins, uma comissão especifica de TÉCNICOS renomados da sociedade e de TÉCNICOS representantes das entidades fiscalizadoras. Por fim, o MD reafirma o compromisso permanente da PASTA e das FFAA com o POVO BRASILEIRO, a DEMOCRACIA, a LIBERDADE, a DEFESA da PÁTRIA e a GARANTIA dos PODERES CONSTITUCIONAIS da LEI e da ORDEM.
    Logo, como os mais de 58 milhões de eleitores que votaram em Bolsonaro e mais de 30 milhões que se abstiveram ou votaram nulo, interpretariam esse relatório do MINISTÉRIO DA DEFESA, em defesa dos PRINCIPIOS LEGAIS e a preservação de PRINCIPIOS ÉTICOS e MORAIS contidos no par. final desta recente manifestação do EXERCITO, diante da resposta do presidente do TSE que destacou “as sugestões encaminhadas para o aperfeiçoamento do SISTEMA serão oportunamente analisadas”.
    Afinal, a TRANSPARÊN“O Exercito reafirma sua responsabilidade pela fiel observância dos PRECEITOS LEGAIS e preservação dos PRINCIPIOS ÉTICOS e VALORES MORAIS, pergunto como a maioria da população pode entender o relatório final de 10/11/22 do Ministério da Defesa ao TSE?
    Procurei na INTERNET e encontrei:
    “O MD esclarece que o acurado trabalho de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não exclui a possibilidade da existência de FRAUDE ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. Ademais o relatório indicou importantes aspectos que demandam esclarecimentos:
    -houve possível risco a segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido a ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do COD. FONTE,
    -os testes de funcionalidade das urnas (Integridade e Projeto Piloto Biometria) da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de código MALICIOSO capaz de alterar o funcionamento do Sistema de Votação,
    -houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao COD. FONTE e às BIBLIOTECAS DE SOFTWARE desenvolvidos por terceiros inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.
    Por isso o MD solicitou ao TSE, com urgência a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do COD. FONTE e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se para esses fins, uma comissão especifica de TÉCNICOS renomados da sociedade e de TÉCNICOS representantes das entidades fiscalizadoras. Por fim, o MD reafirma o compromisso permanente da PASTA e das FFAA com o POVO BRASILEIRO, a DEMOCRACIA, a LIBERDADE, a DEFESA da PÁTRIA e a GARANTIA dos PODERES CONSTITUCIONAIS da LEI e da ORDEM.
    Logo, como os mais de 58 milhões de eleitores que votaram em Bolsonaro e mais de 30 milhões que se abstiveram ou votaram nulo, interpretariam esse relatório do MINISTÉRIO DA DEFESA, em defesa dos PRINCIPIOS LEGAIS e a preservação de PRINCIPIOS ÉTICOS e MORAIS contidos no par. final desta recente manifestação do EXERCITO, diante da resposta do presidente do TSE que destacou “as sugestões encaminhadas para o aperfeiçoamento do SISTEMA serão oportunamente analisadas”.
    Afinal, a TRANSPARÊNCIA solicitada pelo MD é somente SUGESTÕES ou deveriam dentro da DEMOCRACIA serem acatadas?

    CIA solicitada pelo MD é somente SUGESTÕES ou deveriam dentro da DEMOCRACIA serem acatadas? (transc)

  7. XY / XX
    XY / XX

    Carta de um Brigadeiro.
    Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
    Hoje perdemos a maior delas!
    Perdemos nossa Coragem!
    Perdemos nossa Honra!
    Perdemos nossa Lealdade!
    Não cumprimos com o nosso Dever!
    Perdemos a nossa Pátria!
    Eu estou com vergonha de ser militar!
    Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
    Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
    Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
    Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
    Joguem todas as nossas canções no lixo!
    A partir de hoje, só representam mentiras!
    Como disse Churchill:
    “Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
    E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
    A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
    Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
    Generais não serão mais representantes de suas tropas.
    Perderão o respeito dos honestos.
    As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
    Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
    Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
    Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
    Mas outros, civis, conseguiram!
    A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
    E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
    E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
    Isso também não aconteceu?
    Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
    Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
    Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
    NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
    A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
    O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
    Não vai ser agora que irão.
    Ah, sim, generais:
    Entrarão para a História!
    Pela mesma porta que entrou Calabar.
    QUE VERGONHA!
    Assina:
    Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini

    1. Antonio Celso Tavares
      Antonio Celso Tavares

      Exército de Caxias? Onde?
      Vergonha Nacional! Inventem uma cápsula do tempo e tragam Castello Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Geisel e Figueiredo e vejam que tristeza a verem estes melancias se borrarem diante de um juizeco do PCC elevado a maior Corte deste paizeco.
      Coronéis, Tenentes-Coroneis, Majores e Capitães reajam, antes que sejam obrigados a banirem as cores desta linda bandeira.

    2. Perez Mangueira
      Perez Mangueira

      O artigo inicia com esmerado acerto e infelicidade, ” o exército brasileiro [e minúsculo] obedeceu ao Ministro Alexandre de Morais “.
      O EB está na mesma posição na qual “Napoleão perdeu a guerra/”

  8. JULIANO CL
    JULIANO CL

    Que vergonha para o Exercito!
    Ordem inconstitucional não se cumpre!
    Os melancias estao se prestando a este papelão…
    Estão investigando e ainda não provaram, mas mesmo assim aplicam a pena!?

  9. LUIZ CARLOS PINTO DE ALMEIDA
    LUIZ CARLOS PINTO DE ALMEIDA

    Ignomínia e vergonha é o último degrau para o hells!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade