publicidade
Política

EUA orientam saída imediata de cidadãos do Irã com reabertura parcial do espaço aéreo

Departamento de Estado indica rotas e alerta para riscos na região

Bagagens em área de desembarque de aeroporto | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bagagens em área de desembarque de aeroporto | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos orientou que cidadãos norte-americanos deixem o Irã imediatamente, com a reabertura parcial do espaço aéreo do país, diante da possibilidade de retomada limitada de voos comerciais.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

“A partir de 21 de abril, o espaço aéreo do Irã foi parcialmente reaberto. Cidadãos dos EUA devem deixar o Irã agora”, diz trecho do comunicado.

Rotas de saída do Irã

Segundo o governo norte-americano, cidadãos também podem deixar o país por vias terrestres. As rotas incluem Armênia, Azerbaijão, Turquia e Turcomenistão.

O órgão orienta que norte-americanos monitorem informações locais e consultem companhias aéreas para atualização de voos.

Leia mais: “Fundação Gates anuncia corte de até 500 funcionários e abre revisão sobre ligação com Epstein

O Departamento de Estado também recomendou evitar viagens para países da região. A orientação inclui Afeganistão, Iraque e áreas próximas à fronteira entre Paquistão e Irã.

Riscos para cidadãos

O comunicado afirma que autoridades iranianas podem cobrar taxas para a saída de cidadãos dos Estados Unidos, além de impor restrições adicionais durante o processo de saída.

O governo também ressaltou que apresentar passaporte norte-americano ou demonstrar vínculos com o país pode levar a detenção.

Leia mais: “Milei envia reforma eleitoral ao Congresso e propõe fim das primárias na Argentina

Cidadãos com dupla nacionalidade devem deixar o Irã com documentos iranianos. Aqueles sem passaporte válido devem buscar assistência em consulados fora do país.

Cessar-fogo

O presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira, 21, a ampliação do cessar-fogo com o Irã por tempo indeterminado.

Segundo ele, a decisão ocorreu a pedido do Paquistão e depende da apresentação de uma proposta unificada por parte do governo iraniano, em meio à fragmentação interna do regime.

Leia também: “Tiete de aiatolá, artigo de Guilherme Fiuza, publicado na Edição 312 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Estão dando tempo para o Irã se recuperar?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.