publicidade
Política

Elon Musk pergunta a Alexandre de Moraes: ‘Por que tanta censura no Brasil?’

Dono do Twitter/X ainda não recebeu resposta do ministro do STF

Elon Musk, CEO da Tesla e dono do Twitter/X, participa do festival político Atreju, organizado pelo partido de direita Irmãos da Itália, da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Roma, Itália – 16/12/2023 | Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Elon Musk, dono do Twitter/X,, elogiou discurso de Milei | Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

Os usuários que acessaram o Twitter/X na madrugada deste sábado, 6, depararam com uma cena inusitada: o dono da plataforma, Elon Musk, interpelou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a escalada de autoritarismo no país.

“Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”, perguntou Elon Musk, no tuíte em que o magistrado parabeniza Ricardo Lewandowski por sua chegada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A publicação de Alexandre de Moraes é de 11 de janeiro deste ano, quase três meses antes da pergunta do bilionário sul-africano.

Receba nossas atualizações

Elon Musk está atento à política brasileira

Não é a primeira vez que o dono do Twitter/X se manifesta sobre a política do país. A mais recente delas ocorreu em 21 de março, quando classificou como “preocupante” a condenação da professora aposentada Iraci Nagoshi, de 71 anos, pelo STF. Ela terá de passar os próximos 14 de sua vida na cadeia.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A mulher foi detida no interior do Palácio do Planalto, onde se refugiou das bombas de efeito moral, durante o 8 de janeiro de 2023. Conforme a defesa de Iraci, a ex-docente não cometeu atos de vandalismo.

Oito dias antes, Elon Musk voltou ao Twitter/X para criticar a punição imposta ao motoboy Wellington Luiz Firmino, que participou das manifestações na Praça dos Três Poderes.

Leia também: “O universo de Elon Musk”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 211 da Revista Oeste

“Punição superior ao crime”, afirmou o bilionário. O comentário seguiu-se em resposta à publicação do jornalista malasiano Ian Miles Cheong, que se apresenta na plataforma com a frase: “Digo a parte silenciosa em voz alta”.

Cheong, com quase 1 milhão de seguidores, expôs a decisão da Corte brasileira, que condenou Wellington Luiz Firmino à pena de 17 anos. O motoboy, de Sorocaba, no interior de São Paulo, filmou de cima de uma torre do Congresso Nacional as manifestações do 8 de janeiro.

Oeste entrevistou com exclusividade Wellington Luiz Firmino. A conversa está disponível para os assinantes na Edição 210.

Leia mais sobre:

21 comentários
  1. Christian
    Christian

    Thank You Mr. Elon Musk .
    Hopefully, someone are listen us.

  2. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Xandão valentão atrás de uma mesa, assim até eu. COVARDÃO, responda ao Elon . Saia dessa mesa e venha pra rua “PODE TRAZER A SUA PF/KGB” , NÓS, BRASILEIROS DE VERDADE, NÃO TEMOS MEDO .

  3. Daniel BG
    Daniel BG

    Alexandre de Moraes, você já está na história do Brasil. Vergonhosamente.

  4. Maria Bernadete Zanini Senff
    Maria Bernadete Zanini Senff

    Ainda tenho esperança que o nosso socorro virá, nem que seja de outro país, pq aqui no Brasil todos que podem fazer alguma coisa ou tem rabo preso, ou se venderam para o sistema, infelizmente.

    1. Daniel BG
      Daniel BG

      Os cubanos também tiveram e o que foi para eles, através de Fidel Castro, foram mísseis nucleares, a entrega de Cuba à Rússia e final rendição de todas s população cubana à pobreza. Até hoje alguns extremamente alienados elogiam Castro. Deve ser o charuto.

  5. Antonio Celso Tavares
    Antonio Celso Tavares

    É com alegria e também muita tristeza que vejo este episódio. Alegria por ver um ” gringo”( no bom sentido) expor de forma direta o que está ocorrendo neste nosso país. E tristeza por ver o quanto são covardes o nosso presidente do Senado e da Câmara por deixarem o Brasil chegar onde chegou. Nessa divisão de poderes 95% da culpa recai sobre o Sr. Rodrigo Pacheco, um anão ( nada pejorativo), um pigmeu e um desprezível representante do povo.

    1. Andre mendonça
      Andre mendonça

      Um pigmeu moral. Se elegeu com os votos anti Dilma. Dilma seria menos danosa ao país como senadora, pois é uma pobre de espírito, quase uma débil mental.

  6. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Não é só Moraes; tem 8 ministros e 1 ministra que o acompanha nessa trajetória quase que aventureiro.

  7. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Caro Elon, o povo brasileiro de verdade, cuja bandeira nacional é o verde, amarelo, azul e branco e NÃO vermelha, ACREDITA, que, a partir de novembro deste ano, o novo presidente dis EUA, vai dar um JEITO nesse Xandão, ditador de meia tigela.

  8. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Ditadores nao respondem. So mandam prender.

  9. Paulo Dultra
    Paulo Dultra

    Para Alexandre de Moraes e Sr. Pacheco só tem duas saídas, exílio ou cadeia, Brasil não é Venezuela!

  10. LEO FERREIRA PINTO
    LEO FERREIRA PINTO

    Infelizmente nosso socorro tem que vir de fora, aqui já está tudo dominado, a ditadura que foi implantada no Brasil é bruta,

  11. Ed Camargo
    Ed Camargo

    A resposta é bem simples: A implantação da tirania requer a censura, requer a inibição do nosso direito de livre expressão.

  12. Hermes
    Hermes

    Covardes não respondem. Só atacam os que lhes parecem fracos, assim como os vírus eas parasitas.

  13. Fabio
    Fabio

    Até quem não enxerga por ver isso, até quem não ouve pode escutar o grito dos desesperados por liberdade!

    1. Fabio
      Fabio

      Perdão: Até quem não enxerga pode ver isso, até quem não ouve pode escutar o grito dos desesperados por liberdade!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.