publicidade
Política

Desaprovação do governo Lula: veja indicadores por religião, gênero, idade, escolaridade, região e nível econômico

Divulgado nesta segunda-feira, 29, levantamento do Paraná Pesquisas mostra o grau de insatisfação com a gestão petista em seis diferentes segmentos da sociedade brasileira

desaprovação do governo lula - dezembro 2025 - paraná pesquisas - segmentos
O Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar a lentidão do INSS no agendamento de perícias médicas | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta segunda-feira, 29, vai além de mostrar que, no geral, a desaprovação do governo Lula segue a superar a aprovação. O material apresenta indicadores em seis segmentos: gênero, faixa etária, escolaridade, nível econômico, religião e região.

  1. Gênero

Conforme o Paraná Pesquisas, 54,8% dos homens rejeitam a gestão petista. Por outro lado, a aprovação do presidente é de 49,3% entre as mulheres.

Receba nossas atualizações

  1. Faixa etária

Na parte de idade, apenas os extremos (jovens de 16 a 24 anos e pessoas acima de 60 anos) dão aprovação maior que a reprovação ao presidente Luiz Inácio Lula. Nas outras três faixas etárias, a rejeição supera os 50%.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

  1. Escolaridade

De acordo com o levantamento, quanto maior o grau de instrução, maior é a desaprovação do governo Lula. No grupo ensino fundamental, a aprovação do petista é de 54,4%. Já na parte de quem tem ensino superior, a aprovação cai para 37%.

  1. Nível econômico

A equipe do Paraná Pesquisas dividiu os entrevistados entre população economicamente ativa e população não economicamente ativa. No primeiro grupo, a rejeição ao atual governo federal é de 53,1%. Já os não economicamente ativos mais aprovam (49,3%) do que desaprovam (47%) a administração lulista.

desaprovacao do governo lula - segmentos 1 - parana pesquisas - dezembro 2025
Maioria dos brasileiros com ensino superior desaprova o governo Lula | Gráfico: Divulgação/Paraná Pesquisas

Fé e localidade

  1. Religião

Em termos religiosos, há divisão entre os brasileiros. Isso porque 51,1% dos católicos aprovam o governo Lula. Por outro lado, 63,1% dos evangélicos desaprovam.

  1. Região

Há, por fim, dados referentes às regiões geográficas do país. Nesse sentido, o Nordeste é o único lugar do país onde a aprovação supera a desaprovação do governo Lula: 58% a 38,1%. Nas demais áreas, a rejeição ao petista passa dos 50%.

desaprovacao do governo lula - segmentos 2 - parana pesquisas - dezembro 2025
Rejeição ao governo Lula passa dos 60% entre os evangélicos | Gráfico: Divulgação/Paraná Pesquisas

Dados da pesquisa sobre a desaprovação do governo Lula

A fim de mensurar o grau de aprovação do governo Lula, o Paraná Pesquisas entrevistou 2.038 eleitores em potencial. O trabalho nesse sentido ocorreu de 18 a 22 de dezembro. A saber, as entrevistas ocorreram no Distrito Federal e em 162 municípios espalhados pelos 26 Estados do Brasil.

A margem de erro do levantamento é, conforme o instituto, de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Além disso, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.

“As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública”, afirma a empresa responsável pelo levantamento referente à desaprovação do governo Lula. “No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais.”

Leia também: “Enquadrando o presidente”, reportagem de Erich Mafra publicada na Edição 302 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.