publicidade
Política

Deputada quer condenação criminal de ex-assessora da Câmara que pediu sua morte

Loyanna Maria da Silva, que atacou Silvia Waiãpi, foi exonerada em março do gabinete do deputado Josenildo Santos (PDT-AP)

A indicação de Waiãpi, confirmada na metade do mês de fevereiro, gerou críticas de grupos ligados à esquerda | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
A indicação de Waiãpi, confirmada na metade do mês de fevereiro, gerou críticas de grupos ligados à esquerda | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) entrou com uma ação na Justiça contra Loyanna Maria da Silva, que trabalhava como assessora no gabinete do deputado federal Josenildo Santos (PDT-AP). Loyanna escreveu, em um grupo de WhatsApp, a seguinte mensagem: “Alguém precisa matar essa mulher”. A frase se referia à deputada do PL.

A mensagem foi enviada depois que Silvia Waiãpi foi escolhida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para representar a Casa em um grupo de trabalho no Supremo Tribunal Federal sobre o marco temporal.

Receba nossas atualizações

Deputada quer condenação criminal

A indicação de Waiãpi, confirmada na metade do mês de fevereiro, gerou críticas de grupos ligados à esquerda. Como forma de protesto, um cartaz começou a circular por esses grupos com a alegação de que Motta era “um golpe contra a representatividade”. A fala de Loyanna foi uma das reações a essa decisão.

A nomeação da deputada gerou críticas de grupos ligados à esquerda. Um cartaz começou a circular por esses grupos dizendo que a escolha de Motta era “um golpe contra representatividade” | Foto: extração do WhatsApp

A Polícia Legislativa abriu uma investigação sobre o caso, e Loyanna perdeu o cargo. Segundo apurou Oeste, a exoneração ocorreu em março. A reportagem entrou em contato com o gabinete do deputado Josenildo Santos, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para a manifestação.

Registro da permanência de Loyanna no gabinete do parlamentar do PDT até março de 2025 | Extração Câmara

Indagada por Oeste, Silvia Waiãpi afirmou que recebeu apoio de outros deputados. Para ela, é inaceitável que funcionários públicos incentivem esse tipo de ameaça contra representantes eleitos. “Espero a condenação no âmbito criminal”, disse.

Polêmica na Câmara

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) reagiu à decisão do presidente da Câmara de dar um lugar à Waiãpi na comissão que discute o marco temporal no Supremo.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Célia afirmou que foi impedida de participar da comissão depois que Waiãpi entrou.

Waiãpi respondeu que a decisão sobre quem ocupa a comissão não depende apenas do presidente da Casa, mas também dos partidos, que definem os titulares e suplentes.

A parlamentar do PL afirma que, se Célia se sentiu prejudicada, deveria conversar com o Psol. A legenda a teria indicado na condição de suplente desde o começo dos debates.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.