publicidade
Política

Cresce o movimento contra a censura na internet

PL 2630 regulamenta as redes sociais e cerceia a liberdade de expressão; em protesto, internautas levantam hashtag

Plenário do Senado Federal | Foto: MARCIO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

PL 2630 regulamenta as redes sociais e cerceia a liberdade de expressão; em protesto, internautas levantam hashtag

projeto de lei estabelece censura nas mídias sociais
Plenário do Senado Federal | Foto: MARCIO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Os senadores votam nesta terça-feira, 2, o Projeto de Lei (PL) 2630/2020 que supostamente preserva a liberdade, a responsabilidade e a transparência na internet. Conforme apurou Oestea expectativa é que seja aprovado hoje na Casa.

Receba nossas atualizações

Caso isso ocorra, o texto, de autoria dos parlamentares Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Tábata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), é encaminhado à Câmara dos Deputados, onde precisa de 257 votos para seguir à sanção presidencial.

Leia também: O gabinete do amor bandido, artigo de Guilherme Fiúze publicado na edição n° 10 de Oeste

Na hipótese de virar lei, o PL vai “regulamentar a forma como as redes sociais e aplicativos de mensagens funcionarão no país. E impedir a disseminação de desinformação, notícias falsas e manipulação”. Não há consenso acerca do que é fake news. Portanto, difícil de definir.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito inconstitucional, para investigar supostas notícias falsas contra ministros da Corte. Na semana passada, pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro foram alvo de uma operação da Polícia Federal.

Em síntese, a aprovação dessa lei significa censura.

Análise de Redes

campanha contra a censura nas redes sociais
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Oeste monitorou que, desde as 18h00 de ontem, vem ganhando força a hashtag “PL2630Nao”. Agora, a campanha está no segundo lugar dos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter, ao obter 225 mil perfis tuitando sobre o tema.

Até o momento, as personagens que mais geram engajamentos à campanha são os deputados José Medeiros (Podemos-MT) e Douglas Garcia (PSL-SP). Somadas, duas postagem de ambos têm 8 mil curtidas e 2,6 mil compartilhamentos.

No Facebook, não há figuras específicas mas sim páginas identificadas com o conservadorismo, que tracionam o movimento. A que apresentou melhor performance tem 1,7 mil curtidas, 200 comentários e 600 compartilhamentos.

A campanha, porém, ainda não conseguiu força suficiente no Instagram. Quatro hashtags contra a PL obtiveram apenas 800 engajamentos.

Em uma semana, o termo “Fake News” foi pesquisado em todos os Estados brasileiros, com destaque para os três mais curiosos (na sequência): Distrito Federal, Rio de Janeiro e Alagoas. As buscas relacionadas foram: ibope fake news e pl 2.630/2020.

Repercussão na mídia

Em plataformas de buscas, sites independentes ligados à direita se sobrepõem à imprensa tradicional. Lideram, portanto, conteúdos que denunciam o verdadeiro propósito da lei das fake news, que é a censura.

Resumindo: São maiores as chances dessas informações serem acessadas.

Por outro lado, vigora na chamada grande mídia a narrativa segundo a qual é necessária a aprovação do PL 2630/2020. Apresentaram bom desempenho as matérias jornalísticas acerca da pesquisa Ibope.

Segundo esse levantamento, 90% dos eleitores brasileiros apoiam a regulamentação das mídias sociais para combater fake news.

Contudo, felizmente, na internet esse discurso ainda não substituiu a voz das redes.

Há duas semanas, um grande jornal publicou que seria necessário a regulamentação das mídias digitais. Porém, conforme monitorou Oeste, cresceram as campanhas contra essa proposta.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Cabe a sociedade escolher a melhor forma e a mais confiável de se informar. Eu, por exemplo, não confio na quase totalidade da grande imprensa. Leio a Oeste e sigo alguns blogs que acredito.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade