O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao governo federal, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) que pressione os Estados Unidos a suspenderem as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O CNDH enviou a solicitação nesta segunda-feira, 4, à Relatoria Especial da ONU sobre a Independência de Juízes e Advogados. O órgão afirma que as sanções norte-americanas violam a soberania brasileira e comprometem a independência do Judiciário.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No documento, o conselho pede que a ONU “interrompa imediatamente tais medidas, garantindo a cessação de todos os seus efeitos, assim como se abstenha de adotar novas medidas coercitivas unilaterais”.
A sanção imposta ao ministro se baseia na Lei Magnitsky, instrumento jurídico norte-americano voltado a estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.
Segundo o órgão, as sanções “devem ser amplamente repudiadas pela comunidade internacional”. A entidade sustenta que os efeitos da medida afetam não apenas o ministro, mas a população brasileira em seu direito a um Judiciário independente.
A Comissão de Litigância Estratégica do CNDH assinou a denúncia enviada à ONU. O grupo tem Charlene Borges como presidente e conta com os conselheiros Carlos Nicodemos, Lucas Arnaud e Maria Fernanda Fernandes Cunha.
Além da petição à ONU, o órgão também se colocou à disposição de Moraes para ingressar com um pedido de medidas cautelares na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Embate entre Trump e Moraes remonta a fevereiro deste ano
O governo dos EUA anunciou as sanções na semana passada, alegando violação de direitos humanos. O atrito entre Trump e Moraes remonta a fevereiro, quando Elon Musk, então secretário de Eficiência Governamental dos EUA, reagiu a publicações do ministro com ameaças de sanções.
+ Leia também: “Jurista explica ‘caráter excepcional e criativo’ da decisão de Moraes”
“Os ataques ao Judiciário não são apenas violações institucionais”, diz trecho do texto do CNDH. “Representam uma ameaça estrutural à paz, à justiça e aos direitos humanos.”





































Ainda tem gente que ajuda um déspota como esse Moraes.
Kkkk Como são idiotas, tá doido! Kkk Ui, ui, ui!
Incrivel, está cada vez mais claro e evidente que AM é um violador dos direitos humanos, um verdadeiro tirano sem escrúpulos e sem humanidade. Merecidamente sancionado em um país que por mais incrível que pareça tem na suprema corte esse ministro que desrespeita a CF88 diariamente. Aí temos o absurdo, por causa de ideologia e poder, o governo desse país tenta em um conselho de direitos humanos, que deveria defender os direitos humanos revogar a justa punição ao monstro violador dos direitos humanos. O Brasil está uma várzea, que Deus tenha misericórdia.
A desgraça que se abateu sobre o Brasil faz a ultra extrema esquerda cleptocrata do Lula achar que os brasileiros se esqueceram das aleivosias que o Sindicato STF/TSE/PGR/PF/AGU/LULA/PT/VELHA E VENAL IMPRENSA tentam abafar. Se esquecem, os tontos do Desgoverno corrupto Lula 3 que cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU possuem poder de veto: China, França, Rússia, Reino Unido e ESTADOS UNIDOS. Isso significa que qualquer um desses países pode impedir a aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança, independentemente do apoio de outros membros, desde que a resolução não seja considerada uma questão processual, segundo o Security Council Report. A ultra extrema esquerda cleptocrata do Lula sabe que Moraes VILOU LEIS, RASGOU A CONSTITUIÇÃO e matou CLEZÃO ao lhe NEGAR atendimento médico, mesmo que o quase sempre inútil PGR tenha pedido o atendimento. ” A líder do PT, senadora Gleisi Hoffmann, do Paraná, se declarou impedida de votar, mas externou a decisão da bancada do PT que votou contra a indicação.” ” Ação CONTRA A NOMEAÇÃO DO ALEXANDRE DE MORAES AO STF foi assinada pelos deputados Henrique Fontana (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP),Glauber Braga (PSOL-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Ivan Valente (PSOL-SP). Hoje, comem no mesmo cocho, como fazem os porcos.
hahahaha
GO GO GO TRUMP
#esquerdomijadosPIRAM
A ONU hoje é uma organização de fachada , infestada de PARASITAS.
Não tem representatividade alguma.