publicidade
Política

Itamaraty nega visto a funcionários dos EUA antes das eleições

Governo brasileiro barrou entrada de dois integrantes do Departamento de Estado que pretendiam discutir a integridade do sistema eleitoral

Itamaraty nega visto a funcionários dos EUA antes das eleições
Riley M. Barnes [esquerda] e Samuel Samson: integrantes da comitiva que viria ao Brasil | Foto: Divulgação/Departamento de Estado dos EUA

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O Itamaraty negou vistos a dois funcionários do Departamento de Estado dos EUA, Riley M. Barnes e Samuel Samson, que planejavam visitar o Brasil entre 27 e 30 de julho, antes das eleições presidenciais de outubro. O governo brasileiro argumentou que a missão poderia levantar dúvidas sobre a integridade do sistema eleitoral e interferir no processo. O Departamento de Estado norte-americano, por sua vez, afirmou que a visita fazia parte da agenda regular e negou qualquer intenção de influenciar as eleições.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) negou visto de entrada a dois funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos que planejavam visitar o Brasil antes das eleições gerais de outubro. Segundo o governo brasileiro, a missão levantaria dúvidas sobre a integridade do sistema eleitoral e poderia interferir no processo.

O Itamaraty rejeitou os pedidos de visto na última sexta-feira, 24. Riley M. Barnes, secretário-assistente do Escritório de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, e Samuel Samson, subsecretário-assistente da mesma área, integravam a delegação. Eles planejavam visitar Brasília de 27 a 30 de julho.

Receba nossas atualizações

Itamaraty vê risco de interferência

Segundo a agência de notícias Reuters, os representantes norte-americanos pretendiam discutir o sistema eleitoral brasileiro. Para o Planalto e o Itamaraty, a viagem poderia fortalecer questionamentos sobre as urnas eletrônicas em meio à campanha presidencial.

O jornal The Washington Post revelou a missão. A publicação informou que integrantes do governo de Donald Trump pretendiam obter informações sobre a integridade das eleições brasileiras.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que a área internacional da Corte foi procurada pela Embaixada dos EUA para tratar sobre a visita de integrantes do governo norte-americano, mas não foi informada a temática da agenda.

EUA negam motivação política

O Departamento de Estado afirmou que a visita fazia parte da agenda regular do órgão. Segundo o governo norte-americano, Barnes e Samson participariam de reuniões com autoridades, representantes da sociedade civil e líderes religiosos para discutir democracia, liberdade religiosa, liberdade de expressão e integridade eleitoral.

Em nota, um porta-voz negou que a missão tivesse o objetivo de influenciar as eleições brasileiras.

“Qualquer insinuação de que se trataria de uma manobra para minar as eleições de uma nação democrática é uma mentira infundada”, afirmou.

A negativa dos vistos ocorre em meio ao aumento da tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Nas últimas semanas, os dois governos tem debatido as novas tarifas impostas a produtos brasileiros.

+ Para entender notícias de Política

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade