publicidade
Política

Com só 10 ministras, Lula cobra presença feminina na ONU

Petista já demitiu três mulheres do primeiro escalão de seu governo; além disso, indicou dois homens ao STF

Em seu discurso, Lula também cobrou uma ‘reforma abrangente’ da Carta das Nações Unidas | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante seu discurso na 79ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou uma maior presença feminina dentro da entidade. A declaração ocorreu nesta terça-feira, 24.

“Inexiste equilíbrio de gênero no exercício das mais altas funções. O cargo de secretário-geral jamais foi ocupado por uma mulher”, disse Lula. “Estamos chegando ao final do primeiro quarto do século 21 com as Nações Unidas cada vez mais esvaziada e paralisada.”

Receba nossas atualizações

Nesse momento, o chefe do Executivo brasileiro foi aplaudido pelas autoridades presentes no evento da ONU, incluindo a primeira-dama Janja Lula da Silva, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Embora Lula tenha cobrado uma maior inclusão de mulheres em altos cargos da ONU, seu governo atualmente é composto de 38 ministros, sendo dez mulheres. Além disso, o presidente indicou dois homens, Cristiano Zanin e Flávio Dino, para as duas vagas abertas no Supremo Tribunal Federal (STF) — sendo uma delas, anteriormente ocupada por uma mulher, Rosa Weber.

As ministras de Estado são:

  • Simone Tebet — Planejamento e Orçamento
  • Anielle Franco — Igualdade Racial
  • Cida Gonçalves — Mulheres
  • Esther Dweck — Gestão e Inovação
  • Luciana Santos — Ciência e Tecnologia
  • Macaé Evaristo — Direitos Humanos
  • Margareth Menezes — Cultura
  • Marina Silva — Meio Ambiente
  • Nísia Trindade —Saúde 
  • Sônia Guajajara — Povos Indígenas
Lula também criticou a exclusão da América Latina e da África de assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU: ‘Eco inaceitável de práticas de dominação do passado colonial’ | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Demissões de mulheres no governo Lula

Em quase dois anos de gestão, Lula já demitiu três mulheres que integravam o alto escalão do governo para acomodar indicações do centrão. As mudanças visavam à consolidação do apoio de partidos, como União Brasil, PP e Republicanos no Congresso Nacional. 

Em julho de 2023, ocorreu a primeira demissão do governo federal. A ministra Daniela Carneiro saiu do Ministério do Turismo para abrigar o deputado Celso Sabino (União-PA) a pedido do União Brasil. 

+ Lula volta a atacar Israel: ‘Direito de defesa virou direito de vingança’

Já em setembro do mesmo ano, foi a vez da então ministra dos Esportes, Ana Moser. Apesar da resistência de lideranças do esporte e de outras ministras mulheres, a ex-atleta foi substituída pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA). 

Um mês depois, a gestão petista ficou marcada pela saída de Rita Serrano da presidência da Caixa. O comando do banco foi negociado com Lira, o qual indicou o servidor de carreira Carlos Vieira para assumir a instituição.

+ Lula cita incêndios florestais no Brasil na ONU e diz não ‘terceirizar responsabilidades’ 

5 comentários
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    verme podre inútil colocado no poder, só serve para consumir e muito do $$$ dos nosso impostos… Até o mundo está vendo que esse mentiroso querendo lacrar, é apenas um imbecil… estamos lascados!

  2. Kleber Pessek
    Kleber Pessek

    Não consegue mandar na sua cozinha mas quer roubar o mundo inteiro.

  3. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    E ele apoia ditaduras miuçulmandas que colocam as mulheres em segundo pano. Ele sabe?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade