publicidade
Política

Celso Sabino é anunciado ministro do Turismo

Deputado federal pelo União Brasil do Pará substitui Daniela Carneiro na função

ministério - celso sabino - ministro do turismo
Celso Sabino | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O Palácio do Planalto confirmou, na tarde desta quinta-feira, 13, mudança no primeiro escalão do governo federal. O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) vai ser o mais novo ministro do Turismo. Ele ocupará o cargo a ser deixado por Daniela Carneiro.

+ Leia mas notícias de Política no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

A confirmação da ida de Sabino para a Esplanada dos Ministérios se deu depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. O encontro, na tarde de hoje, ocorreu fora da agenda oficial de Lula.

De acordo com a agenda de Lula, ele não teria nenhuma reunião com Padilha e Sabino nesta terça-feira. Conforme o documento público, cinco são os eventos oficiais do presidente para o dia: reunião com o CEO da Energias de Portugal SA, Miguel Stilwell d’Andrade; cerimônia de sanção do novo Minha Casa, Minha Vida; reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; conversa com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica; e presença no congresso da União Nacional dos Estudantes.

“O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado”, afirma, em nota, o Palácio do Planalto. Ainda de acordo com o governo, a nomeação do parlamentar para o cargo de ministro vai ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Quem é Celso Sabino, o novo ministro do Turismo

esplanada dos ministérios

Em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal pelo Pará, Celso Sabino, de 44 anos, é filiado ao União Brasil desde o ano passado — quando o partido surgiu a partir da fusão do PSL com o Democratas. Ele, que já passou por partidos como PP, PL e PSDB, foi deputado estadual paraense em duas oportunidades.

Leia mais:

O cargo de ministro do Turismo não será o primeiro desafio de Sabino no Poder Executivo. Ele já foi secretário do Trabalho do Pará e presidente do Instituto de Meteorologia do Estado do Pará.

A ida de Celso Sabino para o Ministério do Turismo já era cogitada há quase um mês. Candidata a deputada federal mais bem votada no Rio de Janeiro em 2022, Daniela Carneiro passou ter rejeição por parte da alta cúpula de seu — ainda — partido, o União Brasil.

Daniela já consultou a Justiça Eleitoral para deixar o União Brasil e migrar para o Republicanos sem correr o risco de perder o mandato parlamentar. O interesse em trocar de legenda ocorre em meio à costura política feita pelo marido dela, Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo (RJ).

lula e daniela carneiro - ministério do turismo - governo - ministra do turismo
Lula e Daniela Carneiro | Foto: Reprodução/Instagram

Então presidente estadual do União Brasil, Waguinho se desentendeu com o diretório nacional no começo deste ano. Assim, deixou o partido e foi para o Republicanos.

Desde que a demissão de sua mulher começou a ser cogitada nos bastidores do poder, ele se reuniu por mais de uma vez com Lula diretamente no Palácio do Planalto. Na tentativa de manter Daniela no cargo de ministra, ele chegou a “vender” para determinados órgãos da imprensa de que teria “ajudado” na eleição de Lula — apesar de o petista ter sido derrotado por Bolsonaro em Belford Roxo tanto no primeiro quanto no segundo turno da disputa presidencial do ano passado.

Fora da Esplanada dos Ministérios, Daniela Carneiro vai reassumir o cargo de deputada federal.

Leia também: “Os figurantes”, reportagem publicada na Edição 171 da Revista Oeste

3 comentários
  1. Christian
    Christian

    Cuidado com o controle das contas do novo titular.
    Tem um evento internacional em Belém à vista.
    Nada melhor estar longe dos grandes centros para fazer o dinheiro sumir….

  2. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    Como diriam os romanos: “magna cacas”, e como diriam os internautas: “grande m3rda”!

  3. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    União de pilantras eis a nata do lixo da política deste país galinheiro.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.