publicidade
Política

Lula revoga decretos do saneamento básico

Os trechos anulados representam uma derrota para o governo

municípios - lula - fascismo
A revogação faz parte de um acordo com o Congresso Nacional | Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou dois decretos que envolvem o Marco Legal do Saneamento Básico.

As medidas estão no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13, e são resultado de um acordo com o Congresso Nacional.

Receba nossas atualizações

Os decretos revogados do Marco do Saneamento Básico foram originalmente publicados em abril, mas acabaram sendo alvo de um projeto na Câmara dos Deputados que anulava trechos da publicação, o que representou uma derrota para o governo.

O projeto para anular os trechos dos decretos chegou ao Senado, mas foi retirado de pauta pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após uma negociação com o governo. Com isso, o presidente Lula resolveu por conta revogar as normas.

Leia também: Lula quer estatais prestando serviços sem licitação

Saneamento básico: as derrotas de Lula na Câmara

O Congresso Nacional reclamava de dois pontos dos decretos, considerados polêmicos.

O primeiro era sobre a flexibilização dos critérios para que empresas de saneamento básico demonstrassem capacidade financeira para assumir contratos.

O outro permitia que empresas públicas assumissem contratos sem licitação em regiões metropolitanas, aglomeração urbana ou microrregião.

Esses dois pontos haviam sido alvo de críticas de alas do setor privado, além de críticas de parlamentares da oposição. O Congresso entendeu que o Poder Executivo invadiu o Legislativo ao alterar o Marco Legal do Saneamento Básico.

As novas versões dos decretos alteraram os dois pontos solicitados pelo Congresso. A reedição das normas já havia sido anunciada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Leia mais: Marco Legal do Saneamento: os desafios para cumprir as metas até 2033

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    Tudo fumaça. Onde eles ( legislativo e executivo) puderem roubar mais eles roubarao e ponto! Não tem proteção do mais pobre, saneamento para todos, nada. Eles só visam a gatunagem!

  2. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Observem que só sai notícia que Lula manda criar comissão disso e daquilo, manda fazer levantamento de terrenos para Minha Minha Casa Minha dívida, manda fazer estudos pra redução de imposto, etc. Mas ação mesmo é acabar com escolas militares, é emprestar dinheiro ao Maduro, ajudar a Argentina…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.