As sanções do governo dos Estados Unidos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afetaram a agenda internacional do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
Na semana passada, o governo dos EUA anunciou publicamente a restrição de entrada no país, com a cassação de visto, de Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre o 8 de janeiro e a suposta tentativa de golpe em 2022, e de “seus aliados”.
Segundo o site da revista Veja, Barroso, antes das sanções, já tinha confirmado participação em três universidades nos EUA: Yale, Stanford e Nova York, além de manter vínculo constante com Harvard.
As sanções dos EUA a ministros do STF
Os nomes dos sancionados pelo governo de Donald Trump não foram divulgados oficialmente, mas a lista confirmada por fontes inclui, além de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e oito ministros do STF, como Barroso, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Apenas três não estão no rol dos sancionados: André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.
Trump adotou a medida como reação a abusos cometidos pelo Supremo contra empresas e cidadãos norte-americanos. A reação de Trump também tem ligação com a “perseguição política” deflagrada pelo Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Barroso se cala diante das sanções dos EUA
“Esse é um assunto que nós não estamos comentando aqui, mas estamos observando os acontecimentos”, disse Barroso, na última segunda-feira, 21, depois de participar de um evento da OAB do Ceará, em Fortaleza.
Durante a entrevista, Barroso também negou ter dito a frase “sempre haverá Paris”, atribuída a ele pelo jornal Valor Econômico depois do anúncio das autoridades norte-americanas. “Eu nunca disse que ‘sempre haverá Paris'”, afirmou. “Trato esse assunto com importância e seriedade, mas ainda não é hora de comentar.”
Segundo o jornal, Barroso teria dito a frase sob reserva ao ser questionado sobre o cancelamento dos vistos. A frase remete ao filme Casablanca, de 1942, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid.
Ministro disse que STF não interfere nos outros Poderes
Questionado sobre a possibilidade de recurso contra a decisão dos EUA, Barroso disse que tem observado o tema com cautela. O presidente do STF também negou que o Tribunal esteja interferindo nos outros Poderes. “Estamos apenas cumprindo o nosso papel como a Constituição e a legislação brasileira determinam”, declarou Barroso.
Leia também: “Soberania para roubar”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 278 da Revista Oeste
Perdeu, seu FDP mané!
Esse canalha mente descarada,mente.
Sobre afirmar “estamos cumprindo nosso papel como a Constituição e a Legislação Brasileira determinam”, não precisamos fazer qualquer busca em sites de IA. Basta ver o caso do IOF. Se isso não é interferência em outros poderes, o termo de interferência deve ser redefinido.
Mas se quizermos ir longe e fundo basta o processo das fake news. Basta ver o julgamento em lotes do pessoal do 8 de janeiro, as prisões de deputados, as anulações de condenações de criminosos confessos, o julgamento do pessoal de oito de janeiro sem contestatório, sem instâncias para recorrer, todos julgados (sic) diretamente no STF e por um canalha só, parceiro desse boca de veludo. GRANDE CANALHA.
Prefiro não comentar! Mas fico feliz!
Perdeu Mané!!!
E f… com a sua família (filho/filha) seu arrogante, você e seus colegas estavam se achando…
E você vai levar mais gente pra essa lama, esse lodo junto…
Sempre haverá Paris…kkk
Faz o L!!!
Isso é pouco para esse calhorda, deveria ser expulso do STF por desrespeito a Constituição 🤔🤨😡⚖️👺
Boquinha de veludo sentou na trolha.
Perdeu Mané, não amola! 😂😂😂
Perdeu Mané.
agora terá tempo para trabalhar …
O castigo vem a cavalo. Estou aguardando ansiosamente as sanções da lei MAGNITISKI!!!!
Obaaaa!!!!!
Segura peão!
Ainda tem pela frente uma lei americana difícil de pronunciar…. Magneto____uiski ! Sem cinco exclamações como redige o colega Xandão, mais… ops, mas…. 😁 Para não agredir a (ops! à) culta e bela.
A pavoa, sempre tão estridente, calou-se, por quê? Ô, coitada!
“Sempre haverá Paris”, por enquanto.
Este servidor público é pago para trabalhar ou para passear no exterior?
Quem paga? O contribuinte?
Vá fazer conferência na Venezuela, seu merda!
Patriotas que a punição seja metódica, rígida e irrestrita a todos bruxos e bruxas que negaram a nossa Constituição. Sim que possam viajar pelo Brasil, para Rússia, Cuba, Venezuela e extremos. Mas, nunca mais em países Democráticos Ocidentais.
Tenho uma dúvida: quando será publicado o livreto com o texto da constituição que ele(s) jura(m) defender e respeitar?
os GP cubanos e italianos vão sentir falta do $$& vai ter de se contentar com a Pedro Taques Sauna
Talvez ele tenha dito: Sempre haverá “Parisida do Norte”.
GO TRUMP GO !
He became sad when he heard the news! Velvet mouth.
Amigos, apenas seis pontos, acerca destas pífias informações tão bem trazidas pela jornalista Loriane Comeli – aliás, já esclareço que o adjetivo empregado, caríssima jornalista, nada tem a ver com seu excelente trabalho, mas sim com a pessoa que foi objeto de sua atenção:
1) As universidades norteamericanas mencionadas – por terem um “palestrante deste naipe”, demonstram que já tiveram dias melhores.
2) “Este é um assunto que nós não estamos comentando aqui,(…)” – faz-me rir! Agora que os frutos dos desmandos de inúmeras ações e exposições de opiniões são colhidos “eles deixam de fazer comentários”?!? Nããão, “ilustre”… Tenha a ombridade de assumir que estão a errar constitucionalmente!!!
3) Sobre a fala análoga ao clássico Casablanca, lamentável não ter tido alguém como à frase – também “não” dita: “PERDEU, MANÉ!”
4) Não ingressar com recurso contra os Estados Unidos: bota “cautela” nestas observações, ilustre! E faz-me rir novamente!
5) Dizer que não estão a interferir nos outros Órgãos (poderes) é o mesmo que estar no centro do Saara e bradar: “Cadê a areia?”
6) A pior: não estão a cumprir o que determina(VA) a Constituição!!! Desde a infame excrescência que RL confirmou a cassação de DR, porém mantendo a “pessoa” elegível, todo o brasileiro de bem sabe que a constituição vem sendo atropelada.
Esse “boquinha de veludo” só vive falando “frasinhas de efeitos” q são mesmos dignas de personalidades transgênicas!!!
Maravilha! O ministro narcisista terá que se conformar em palestrar para a “periferia do mundo civilizado”, e não poderá mais se jactar por palestrar em Harvard e outros centros de excelência acadêmica do primeiro mundo.