publicidade
Política

Caso Marielle: Domingos Brazão perde cargo de conselheiro no TCE-RJ

Condenado como mandante do assassinato de Marielle Franco, ex-deputado estadual cumpre pena de 76 anos e 3 meses

Domingos Brazão
STF condenou irmãos Brazão a 76 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato de Marielle | Foto: Reprodução/TV Câmara

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) oficializou a vacância do cargo de conselheiro do ex-deputado estadual Domingos Brazão, em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, retroativa a 9 de julho, ocorre após Brazão ser condenado a 76 anos e três meses de prisão como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) oficializou nesta quarta-feira, 15, a peda do cargo de conselheiro do ex-deputado estadual Domingos Brazão, em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Assinado pelo presidente do TCE-RJ, Marcio Pacheco, o ato que declara a vacância do cargo antes ocupado por Brazão está publicado no Diário Oficial do Estado. A medida tem efeito retroativo para 9 de julho, data em que o tribunal recebeu o ofício do Supremo comunicando o trânsito em julgado do processo ao qual Brazão respondeu.

Receba nossas atualizações

O agora ex-conselheiro do TCE-RJ foi condenado a 76 anos e três meses de prisão por ter sido um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

Por meio de nota, o TCE-RJ informou que já adotou as medidas administrativas necessárias para o cumprimento da decisão judicial. O órgão também comunicou o STF sobre a suspensão dos pagamentos a Brazão.

Além da declaração de vacância do cargo, o tribunal publicou um segundo ato que extinguiu toda a estrutura do gabinete de Brazão. Ao todo, 18 servidores que ocupavam cargos comissionados estão exonerados.

+ Entenda o que é Política em Oeste

Agora, cabe ao TCE-RJ fazer a comunicação formal à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), responsável pela indicação de um novo conselheiro para a vaga de Brazão. Os TCEs são órgãos públicos que fiscalizam a arrecadação e os gastos do Executivo estadual – eles atuam como auxiliares do Legislativo nessas funções de controle e fiscalização.

Domingos Brazão está detido no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.

Assassinato de Marielle

Em fevereiro deste ano, o STF condenou Domingos Brazão e o seu irmão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, por terem sido os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson. Chiquinho também recebeu uma sentença de 76 anos e três meses de prisão.

Na ocasião, o Supremo também condenou Ronald Paulo Alves Pereira, por duplo homicídio e homicídio tentado (56 anos de reclusão), e Robson Calixto, conhecido como Peixe, por organização criminosa (9 anos). O ex-delegado da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa foi condenado por obstrução de Justiça e corrupção passiva (18 anos).

Leia também: “STF forma maioria para negar recursos no caso Marielle Franco”

Leia também

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade