publicidade
Política

Carol De Toni apresenta projeto para derrubar o aumento da conta de luz

A proposta da líder da minoria na Câmara visa a alterar os trechos da lei que regulamenta a geração de energia eólica offshore

Carol De Toni
A deputada Carol De Toni (PL-SC), líder da minoria na Câmara e presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A líder da minoria na Câmara, deputada federal Carol De Toni (PL-SC), apresentou nesta semana o Projeto de Lei 3112/2025, que busca revogar dispositivos incluídos na Lei nº 14.182/2021, os quais têm causado aumento na conta de luz.

Os “jabutis”  — em referência a inserções sem relação com o tema principal da proposta — foram adicionados ao texto original que regulamenta a geração de energia eólica offshore. Segundo De Toni, os trechos provocam o aumento nas tarifas de energia elétrica e criado distorções no planejamento do setor energético.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, analisa que essas mudanças beneficiam grupos específicos, impõem ônus bilionário aos consumidores e ferem os princípios da livre iniciativa e da segurança jurídica.

“Esses dispositivos foram introduzidos sem respaldo técnico e vão custar até R$ 197 bilhões aos brasileiros nos próximos 25 anos”, explicou De Toni. “Temos o compromisso e o dever de impedir que o povo brasileiro pague mais essa conta.”

Outros “jabutis” além do aumento da conta de luz

Entre os pontos mais criticados no PL que regulamenta a geração de energia eólica offshore estão: 

  • Contratação compulsória de usinas térmicas a gás natural;
  • Subsídios à geração de energia a carvão;
  • Exigências específicas sobre pequenas centrais hidrelétricas (PCHs); e 
  • Prorrogação dos contratos do Proinfa — programa criado nos anos 2000 para incentivar fontes renováveis. 

Para a autora do projeto, essas medidas não têm ligação direta com a proposta original e foram incluídas apenas para atender interesses “políticos e corporativos”.

+ Em derrota para o governo Lula, Congresso derruba vetos em projeto de energia offshore

A proposta de De Toni também é embasada por estudos de entidades técnicas como a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) e a Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia), que apontam um impacto médio de 3,5% nas tarifas de energia com a manutenção das regras atuais. 

“Não podemos permitir que interesses políticos continuem impondo distorções ao setor elétrico, limitando a competitividade e penalizando empresas e famílias brasileiras”, afirmou a parlamentar.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Uma das melhores congressistas que temos, pena que são a minoria.. Parabens! Chega de aumento de impostos para bancar o Luladrão e a Canja galinácea…

  2. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, NÃO TEM ÉTICA E UM MAL CARÁTER, PASSA-SE DE UM PSICOPATA, ANALFABETO, O MAIOR PROBLEMA DESSE INDIVÍDUO E COMETER CRIME LESA PÁTRIA.
    O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL É O PETISMO, UM POVO MEDÍOCRE, SEM MEMÓRIA, SEM CARÁTER, PASSADO DEZESSEIS ANOS NA IDEOLÓGIAS COMUNISTAS E SOCIALISTA VOLTARAM É ADOTARAM AS MESMAS TÁTICAS DE UMA DITADURA DO LULAPETISMO QUE ACABARAM COM O BRASIL.
    NOTÍCIA MARAVILHOSA! EMBAIXADA AMERICANA ENFIM AGE E REVELA ESCÂNDALO BILIONÁRIO DE MINISTROS
    🔥HISTÓRICO! MORAES TENTA PRENDER EDUARDO BOLSONARO MAS LEVA INVERTIDA HISTÓRICA COM TRUMP
    🔥SENSACIONAL! TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL ACIONADO PARA TRATAR DO STF COM AJUDA DE TRUMP
    MARAVILHA DE NOTÍCIA! EDUARDO BOLSONARO DIRETO DOS EUA TRÁS A DERROTA DE MORAES PARA TRUMP
    🔥IMPLACÁVEL! TRUMP AGE COM GENIALIDADE E ANUNCIA OFENSIVA A MINISTROS DO STF.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade