publicidade
Política

Câmara aprova novo marco legal do licenciamento ambiental

Texto recebeu 267 votos favoráveis e 116 contrários e vai agora para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Projeto Voto Anistia Fachada do Congresso Nacional, que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília (DF)
Fachada do Congresso Nacional, que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília (DF) | Foto: Divulgação/ Senado Federal

O novo marco legal do licenciamento ambiental avançou no Congresso ao receber o aval da Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira, 17. Fruto de tramitação iniciada em 2004, o texto teve 267 votos favoráveis e 116 contrários e segue agora para sanção do presidente da República.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O Ministério do Meio Ambiente se posicionou contrário à proposta, e parlamentares da base governista apelidaram o projeto de “PL da devastação”. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), orientou o voto contrário e lamentou a ausência de consenso.

“Não entendo isso como sendo o fim do mundo”, disse o parlamentar. “O Parlamento é democrático, mas eu devo informar que a posição do governo é contrária. Por pouco não fizemos um acordo, mas vida que segue.”

Reações na Câmara e negociação do texto

hugo motta
O presidente da Câmara, Hugo Motta — 25/6/2025 | Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

No mesmo plenário, Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o texto. “Vai ter o presidente Lula, e o presidente Lula com certeza vai vetar esse PL da devastação”, declarou.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) comemorou a aprovação do projeto. “Foi uma longa luta e uma grande vitória sobre a narrativa da esquerda”, escreveu.

A deputada Carol De Toni (PL-SC) disse que “o licenciamento ambiental aprovado agora representa um avanço histórico para o Brasil produtivo” porque “reduz a burocracia excessiva e traz regras claras, prazos definidos e mais eficiência, sem abrir mão da responsabilidade ambiental”. “Com a nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental, o Brasil avança com segurança jurídica, previsibilidade e liberdade econômica para quem quer produzir com seriedade.”

Já o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o relator Zé Vitor (PL-MG) dialogou com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e incorporou 70% das sugestões do governo, depois de discussões com as pastas da Agricultura, de Minas e Energia, Transportes e Casa Civil. Motta destacou o esforço por negociação até a votação, buscando convergência entre as partes.

Principais mudanças no licenciamento ambiental

Entre os principais pontos do projeto, a proposta retira a obrigatoriedade de seguir normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em licenciamentos de mineração de grande porte ou alto risco, de modo a transferir regras para a nova lei.

O texto cria a Licença Ambiental Especial (LAE), procedimento único que agiliza autorizações para projetos específicos definidos pelo Executivo, com prazo máximo de um ano. Um dos exemplos citados é a prospecção de petróleo pela Petrobras na Foz do Amazonas.

A Licença Ambiental por Compromisso (LAC), já existente em alguns Estados, passa a ter abrangência nacional e permite que atividades de pequeno ou médio porte e baixo ou médio potencial poluidor possam ser licenciadas por meio digital, desde que cumpram requisitos legais.

Outra inovação é a Licença Ambiental Única (LAU), que, em uma etapa, aprova instalação, ampliação e operação de atividades. Estabelece, ainda, condicionantes ambientais e regula inclusive a possível desativação de empreendimentos.

Leia mais: “O Congresso humilha o governo”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 275 da Revista Oeste

Atividades classificadas como de baixo ou médio potencial poluidor e de pequeno ou médio porte poderão renovar automaticamente suas licenças pela internet. Para isso, não deve haver alteração em porte, características ou legislação aplicável, e as condicionantes devem estar com status de cumpridas ou em andamento, conforme cronograma aprovado.

Impactos para setores específicos e novas regras

O projeto desobriga atividades agropecuárias, como cultivo, pecuária de pequeno porte e pesquisas sem risco biológico, de passarem por licenciamento ambiental, desde que o imóvel esteja regularizado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou com termo de compromisso de regularização.

Sistemas e estações de tratamento de água e esgoto ficam dispensados de licenciamento até o cumprimento das metas de universalização previstas na Lei do Saneamento Básico, com previsão de procedimentos simplificados e prioridade para análise de projetos ligados ao saneamento e à segurança energética nacional.

Leia também: “Os ricos do PT”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 277 da Revista Oeste

O texto estipula prazos para emissão das licenças: dez meses para licença prévia com Estudo de Impacto Ambiental; seis meses para casos com estudo simplificado; três meses para licenças de instalação, operação ou corretiva; e quatro meses para procedimentos bifásicos sem exigência de EIA. Para análise do Termo de Referência, o prazo é de 30 dias, prorrogável por mais 15 dias.

As sanções para funcionamento sem licença aumentam: a nova pena será de seis meses a dois anos de detenção ou multa — maior do que a punição anterior, de um a seis meses. Por fim, foi retirada a previsão de dispensa de licenciamento em situações de emergência ou calamidade pública para ações imediatas de resposta a desastres.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.