publicidade
Política

Caiado reage à exclusão e acusa Ciro Nogueira de prejudicar a direita

Críticas elevam tensões sobre possíveis nomes da oposição na corrida presidencial de 2026

Ronaldo Caiado governador Goiás eleições presidenciais
67% classificam a administração de Caiado como ótima ou boa | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reagiu com indignação à entrevista em que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) o deixou de fora da lista de presidenciáveis da direita para 2026. Em publicação no X, Caiado chamou a atitude de “vergonhosa” e acusou o senador de prestar um “desserviço” à oposição do governo Lula.

A declaração ocorre dias depois de União Brasil e PP formalizarem uma federação e anunciarem, juntos, a saída da base da gestão petista.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ciro, ao jornal O Globo, citou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) como nomes naturais da direita para 2026. Contudo, não mencionou Caiado nem outros nomes, como Romeu Zema (Novo) e Eduardo Bolsonaro (PL). Como resultado, o político goiano não poupou críticas.

“A ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador Tarcísio é vergonhosa, e algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”, escreveu Caiado. “Se Bolsonaro quiser escolher um porta-voz, certamente será um de seus filhos ou sua esposa, Michelle.”

O governador também afirmou que não precisa de autorização para disputar a Presidência. “Não falo por Zema ou Eduardo, mas quanto à minha pré-candidatura, devo dizer que não dependo de aval de Ciro Nogueira”.  

Caiado diz que União Brasil deve expulsar ministro do Turismo

A disputa interna não se limita ao debate presidencial. Caiado também anunciou que o União Brasil tentará expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino, que resiste em deixar o cargo.

Sabino é do Pará e quer disputar o Senado em 2026. Para isso, pretende permanecer na pasta até a COP30. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele deve comunicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 7, que não sairá voluntariamente da Esplanada.

+ Leia também: “União Brasil marca reunião para definir expulsão de Celso Sabino”

Já o PP, partido de Ciro Nogueira, não pretende expulsar o ministro do Esporte, André Fufuca. No entanto, o comando do partido no Maranhão deve mudar de mãos.

7 comentários
  1. Bibliófilo

    Ciro Nogueira é um PTista enrustido. Só defende os próprios interesses.

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Caiado não é flor que se cheire , mas o Ciro é um Traíra !

  3. Paulo César de Castro Silveira
    Paulo César de Castro Silveira

    caiado mordeu a isca, se declara que não é candidato do mito.

  4. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Parabéns, Ciro Nogueira! Caiado não é de direita! Caiado é um esquerdista que se passa por direitista, clone do Alckimin!

  5. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    Ciro Nogueira busca apoio do Bolsonaro mas nao rompe com o governo, Caiado se apresenta como representante da direita e bolsonarista mas condencora algozes do presidente no STF. Com esses aliados quem precisa de inimigos?

  6. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    A cachorrada só está começando. O Brasil está orfão de políticos que pensem no país.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade