publicidade
Política

Bolsonaro e Duque prometem parceria por Amazônia, exportações e energia

Iván Duque realiza nesta semana uma visita oficial ao Brasil

Presidente da Colômbia, Iván Duque, e presidente do Brasil, Jair Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR

Depois de um encontro a portas fechadas no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia, Iván Duque, fizeram um rápido pronunciamento à imprensa, em que prometeram parcerias entre os países em temas como a preservação da Amazônia, questão energética e trocas comerciais. Após a declaração, os dois seguiram para almoço no Palácio do Itamaraty.

Sem detalhar a agenda, Bolsonaro citou, em seu discurso, que tratou de “interesses na questão energética, biodiesel e etanol”. “Também uma questão muito importante, a questão fronteiriça e de segurança. As Farc nos preocupam”, afirmou o presidente brasileiro. “Somos países vizinhos que têm bom relacionamento, mas tem tudo para crescer mais ainda”, acrescentou. “Falamos sobre ciência, tecnologia e agricultura.”

Receba nossas atualizações

Relacionadas

O chefe do Executivo ainda confirmou uma aliança entre os dois países para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que ocorrerá na Escócia, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro. “Chegaremos unidos a Glasgow para tratarmos da nossa querida, rica e desejada Amazônia”, disse Bolsonaro.

O Brasil deve ser cobrado no encontro por avanços na proteção à Amazônia. A Colômbia também abriga parte da floresta e vem estreitando os laços com o país na pauta ambiental. O vice-presidente Hamilton Mourão tem articulado a atuação em bloco das nações amazônicas, mas acabou deixado de fora da COP-26 por Bolsonaro.

Visita

Duque realiza nesta semana uma visita oficial ao Brasil. Na segunda-feira, ele esteve com empresários em São Paulo para atrair investimentos ao país vizinho. De acordo com o líder colombiano, a relação bilateral entre as nações chegou a seu nível mais alto historicamente.

“Temos uma relação comercial crescente, queremos que as exportações da Colômbia ao Brasil cresçam, assim como do Brasil para a Colômbia, e seja uma relação de ganha-ganha”, disse o presidente da Colômbia, que afirmou considerar Bolsonaro um amigo pessoal. “Compartilhamos o interesse de chegar a Glasgow com mensagem de proteção da Amazônia.”

Acordos

A cerimônia ainda contou com a assinatura de memorandos de entendimentos entre os dois países nas áreas de agricultura, pesquisa e desenvolvimento regional, que visam a aprofundar a relação bilateral. Segundo o governo, um dos acordos prevê cooperação técnica entre as políticas federais das duas nações e serviços aéreos. Entendimentos de cooperação entre os Ministérios da Agricultura e agências de promoção de investimentos e exportações também ganharam as assinaturas dos presidentes Bolsonaro e Duque.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade