publicidade
Política

Barroso faz piada sobre morte de delator do PCC em SP

Em tom jocoso, ministro disse, durante sessão do STF, que denunciante 'psicografou mensagem' sobre atuação da polícia

Luís Roberto Barroso
Luís Roberto Barroso, presidente do STF, durante a sessão de 13/11/2024 | Foto: Gustavo Moreno/STF

Em meio ao grande impacto da ação violenta de pistoleiros armados que executaram a tiros de fuzil o empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, delator do PCC, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, encontrou espaço para fazer uma piada na sessão desta quarta, 13.

Durante o julgamento da ADPF das Favelas, na quarta-feira 13, Barroso dirigiu-se ao ministro Alexandre de Moraes e disse. “O denunciante do PCC psicografou uma mensagem dizendo que não foi bem defendido pela polícia de São Paulo.”

Receba nossas atualizações

Foi uma resposta de Barroso a um comentário de Moraes sobre a possibilidade de a Polícia Militar de São Paulo ter defendido o STF no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram instalações do Palácio do Planalto, do Congresso e da Corte.

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach - delator do PCC
O delator levou dez tiros, sendo quatro no braço direito, dois no rosto, um nas costas, um na perna esquerda, um no tórax e um no flanco direito | Foto: Reprodução/Twitter/X

Vinicius Gritzbach foi executado na última sexta-feira, 8, com dez tiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando desembarcava de uma viagem a Maceió.

Ministros discutiram atuação da Polícia Militar

Na sessão do STF, Moraes tomou a palavra para defender a necessidade de uma promotoria de controle externo da atividade policial.

Ele afirmou: “Todo mundo reclama da Polícia Militar, mas quando a coisa aperta todo mundo chama”. Em seguida, o ministro Gilmar Mendes acrescentou: “Não foi a Polícia do DF que veio defender o Supremo”. O comentário do decano provocou risos no plenário da Corte.

Alexandre de Moraes, que foi secretário de Segurança Pública de São Paulo, retrucou: “Se fosse a Polícia Militar de São Paulo, isso não teria acontecido, posso garantir”.

Já Barroso tomou a palavra para contrapor Moraes e falou da “mensagem psicografada” que, segundo ele, foi enviada ao STF pela vítima do ataque no aeroporto.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O STF analisa a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como ADPF das Favelas, protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi nessa ação, sob a relatoria do ministro Edson Fachin, que o STF proibiu operações da polícia contra o tráfico durante a pandemia de covid-19 no Estado do Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, o relator da ação apresentou o relatório do caso, seguido pelas sustentações orais das partes envolvidas, como o PSB, o Estado do Rio e o Ministério Público fluminense.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

14 comentários
  1. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Asqueroso, duro ouvir a voz do advogado do terrorista Cesare Battisti.

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    CHUPA MANÉS ….. Triste, vergonhoso vermos tamanho desrespeito pelo cinismo do mesmo “cidadão” que humilhou a nação com seu imoral ELEIÇÃO NÃO SE GANHA, SE TOMA e pasmem este sujeito é presidente da mais desacreditada instituição do chiqueiro que ousam chamar república.

  3. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    CHUPA MANÉS ….. Cada povo tem o STF que merece, este moço é aquele do “eleição não se ganha, se toma” e é o legítimo presidente da suprema corte … de um chiqueiro?

  4. Dionatan Taina Ferreira
    Dionatan Taina Ferreira

    Barroso, sempre saindo barro da boca por meio de suas asneiras sem graça.

  5. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    PIADA DE MUITO MAU GOSTO E DESRESPEITOSA CONTRA UMA PESSOA QUE SOFREU VIOLÊNCIA LETAL. O MINISTRO DEVERIA PEDIR DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO. O STF NÃO É UM CIRCO !!!

    1. Wellington argolo
      Wellington argolo

      É um circo sim,e nós povo pagadores de impostos que pagamos caríssimo por cada espetáculo desses nossos funcionários.

    2. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      O Brasil e não apenas o STF é um circo e da pior qualidade.

  6. Olnei Pinto
    Olnei Pinto

    Autêntico moleque presidindo a corte, instituição que hoje se tornou um PSTF.

  7. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Além de ser de extrema esquerda, também se acha engraçadinho, com esse nível de advogado no STF, tamo fu.

  8. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Esse Barroso, seu boquinha aveludado, está aprendendo rápido com seus boys…..dinheiro e deboche! aluno aplicado
    !

  9. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    BOCA DE VELUDO, gosta de fazer piadinhas sem graça… Está precisando ser curado por trás novamente pelo Joao-de-deus…

  10. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Engraçadinho , não respeita o próprio tribunal

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.