publicidade
Política

Ao lado de Dilma, Lula sanciona o PL do Combustível do Futuro

Nova legislação aumenta limites para mistura do biodiesel na gasolina e no diesel a partir de 2025

lula e dilma
Lula e Dilma Rousseff durante evento para sanção do Combustível do Futuro | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira, 8, a Lei do Combustível do Futuro. A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, mais conhecido como banco dos Brics, Dilma Rousseff, também participou da cerimônia, realizada na Base Aérea de Brasília.

Lula deu destaque à Dilma durante o evento, uma vez que a petista foi a ministra de Minas e Energia em sua primeira gestão, quando houve a criação do nacional do biodiesel. O chefe de Estado também agradeceu à atuação do atual chefe da pasta, Alexandre Silveira. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em seu discurso, o petista disse ser um momento “histórico”, e que o Brasil é, atualmente, “um modelo para o mundo”. 

“O Brasil é o país que vai fazer a maior revolução energética do planeta Terra e não tem ninguém para competir com o Brasil”, declarou. 

A nova legislação estabelece programas nacionais para o desenvolvimento de diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano, além de ampliar a mistura de etanol e biodiesel na gasolina e no diesel, respectivamente.

A adição ao óleo diesel vendido para o consumidor final será a seguinte:

  • 2025 — 15%
  • 2026 — 16%
  • 2027 — 17%
  • 2028 — 18%
  • 2029 — 19%
  • 2030 — 20%

Já a mistura de etanol na gasolina, que atualmente varia entre 18% e 27,5%, poderá alcançar até 35%, com a margem regulamentada entre 22% e 27%.

Lula, Silveira e Dilma
Lula, ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Dilma Rousseff | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Proposta de Lula também estabelece captura e estocagem de carbono

A proposta sancionada pelo presidente Lula também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono, destravando investimentos estimados em R$ 260 bilhões. 

A medida promete impulsionar o desenvolvimento econômico, gerando empregos e respeitando o meio ambiente, ao mesmo tempo em que reforça o protagonismo brasileiro na economia verde.

Para o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), o Brasil estaria “na vanguarda de uma revolução agroenergética”, e que a nova lei vai promover “descarbonização de setores altamente poluentes, com benefícios tanto ambientais quanto sociais”.

“Estamos unindo nossa força agrícola à capacidade única de produzir biocombustíveis, avançando com a introdução de combustíveis sustentáveis na aviação e o diesel verde em nossa matriz energética”, afirmou.

cerimônia sanção PL Combustível do Futuro
O PL do Combustível do Futuro foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça-feira, 8 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade