publicidade
Política

Alvos da Lava Jato voltam às urnas após anulação de condenações

Até quem ainda cumpre pena ou está oficialmente inelegível se mantém no jogo político articulando candidaturas de aliados

Ex-presidente Lula chegou a ser preso na Lava Jato
Ex-presidente Lula | Foto: Reprodução/Site do PTr

Após uma onda de anulações de sentenças e provas da Lava Jato, e novos entendimentos sobre o alcance da operação, políticos que foram alvo de investigações por corrupção enxergam sinal verde para se reposicionar no cenário eleitoral. Em outubro, o ex-presidente Lula (PT), que chegou a ser condenado em terceira instância, não será o único a ter seu nome de volta às urnas.

Movimentações partidárias podem reabilitar outros alvos recentes, como o ex-governador Beto Richa (PSDB-PR), o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) e o ex-senador Gim Argello (sem partido). Todos chegaram a ser presos.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Até quem ainda cumpre pena ou está oficialmente inelegível se mantém no jogo político articulando candidaturas de aliados. É o caso, por exemplo, de Sérgio Cabral (sem partido) e Eduardo Cunha (PROS). O ex-governador do Rio e o ex-presidente da Câmara negociam legenda para seus filhos — Marco Antonio Cabral e Danielle Cunha, respectivamente — tentarem uma vaga na Câmara dos Deputados.

As movimentações são resultado direto de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), como a que passou a não permitir prisão após condenação em segunda instância e, principalmente, a que anulou sentenças da Lava Jato por considerar que a vara federal de Curitiba não era competente para julgar parte dos casos levantados pela operação.

Além de Lula, outros políticos pretendem retornar à vida pública após anulação de condenações. Henrique Eduardo Alves é um dos casos mais simbólicos. Condenado a oito anos e oito meses de prisão por lavagem de dinheiro na Operação Sépsis, que mirou esquemas de corrupção na Caixa Econômica Federal, ele ficou 328 dias preso entre 2017 e 2018.

Alves está livre desde que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região anulou a condenação, por entender que a competência era da Justiça Eleitoral, e não da Justiça Federal em Brasília, que julgou o emedebista. Liberado para as urnas, ele tem sido assediado por lideranças de PSB, Avante e Cidadania, que tentam convencê-lo a deixar o MDB e integrar seus quadros.

Assim como reafirma a defesa de Lula, advogados de outros políticos investigados pela Lava Jato citam anulações recentes de condenações e provas da operação para defender a tese de que seus clientes são inocentes.

Levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo em dezembro do ano passado mostrou que condenações da Lava Jato e de operações correlatas, cujas penas somavam 277 anos e nove meses de cadeia, foram anuladas pelos tribunais superiores. Desse total, 78 anos e oito meses se referiam a penas aplicadas a agentes políticos.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. liberlive
    liberlive

    O céu está vendo! O justo juíz há de dar a sentença em breve!

  2. JOSE FERNANDO CHAIM
    JOSE FERNANDO CHAIM

    Se votarmos direito, esses sujeitos não voltam e além do mais o grande culpado por essa situação, STF, poderá sofrer uma série de impeachment , dos seus membros militantes . É só querermos.

  3. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Olha, o quanto estamos trabalhando para que esses crápulas não retornem à vida pública!!!
    E continuaremos firmes como fizemos nas últimas eleições, com resultados de EXPURGOS excepcionais.
    Acredito que entram em extinção as 2 maiores organizações criminosas: PSDB e PT à partir de 2023.
    E com a renovação certa do senado, nosso maior foco, em breve uma luz no fim do túnel, só prá presenciarmos os morcegos em debandada.
    E assim, em menos de 10 anos reconquistaremos a nossa querida Pátria.
    AVANCEMOS AINDA MAIS COM NOSSOS FAMIGERADOS OBJETIVOS DE ELIMINAR ESSA VERGONHA QUE SE TORNOU O BRASIL.

  4. Renato Abreu
    Renato Abreu

    A chave para um pais melhor esta mais proxima das maos de deputados, senadores, governadores e vereadores do que do Presidente. Cabe a nos, o povo, entender isso e aprender a votar. A luta deveria estar ai. Como pode um pais que elege e reelege esses canalhas sair do atoleiro?

  5. Marcos jesus
    Marcos jesus

    Se você roubou muito dinheiro com um bom advogado e amigo do amigo meu, você vai ficar livre,mas com somente a metade do dinheiro.

  6. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Cabe a nós decidirmos que vai ser eleito ou não.Eu mesmo não elejo corruptos e ladrões.

  7. cido
    cido

    vamos ser justos, se o chefe esta solto , os comparsas sao os de menos, porque nao !

  8. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    BRASIL – Pais da IMPUNIDADE. Todos viraram SANGOS, de repente

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.