publicidade
Política

Alexandre de Moraes autoriza Luciano Hang a retomar redes sociais

Empresário vai enfrentar multa diária de R$ 20 mil, caso publique 'conteúdo ilícito'; decisão se estende a dono do Barra Shopping, José Koury

Alexandre de Moraes devolve redes do empresário Luciano Hang
À esquerda, Alexandre de Moraes. À direita, Luciano Hang | Foto: Montagem/Dida Sampaio/Estadão Conteúdo/Reprodução/STF

Nesta terça-feira, 3, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, a retomar o acesso às suas redes sociais.

Agora, Hang pode utilizar suas contas no Facebook, TikTok, Twitter/X e YouTube. O magistrado colocou, contudo, que Hang deve “evitar práticas ilícitas que o colocaram no centro das investigações do STF sobre empresários suspeitos de atentarem contra a democracia”. O empresário havia perdido o acesso às contas há cerca de dois anos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A decisão também se estendeu ao dono do Barra Shopping no Rio de Janeiro, José Koury, e permitindo-lhe o retorno às redes sociais depois dos mesmos dois anos de bloqueio.

“No atual momento da investigação, não há necessidade da manutenção dos bloqueios dos diversos perfis de Luciano Hang e José Koury nas redes sociais”, escreveu Moraes, no despacho.

Contudo, ambos devem continuar a seguir as medidas cautelares impostas, com a possibilidade de responsabilização financeira caso repitam as práticas. O inquérito foi iniciado para investigar a atuação de empresários que atacaram o STF, o TSE, seus ministros e as urnas eletrônicas. As ações ocorreram através de um grupo de WhatsApp.

Histórico das investigações de Alexandre de Moraes

alexandre de moraes vpn
Apesar da liberação das contas, Moraes manteve o bloqueio de conteúdos ilícitos | Foto: Suamy Beydoun/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Apesar da liberação das contas, Moraes manteve o bloqueio de conteúdos ilícitos. Hang e Koury enfrentarão uma multa diária de R$ 20 mil se publicarem, promoverem ou compartilharem tais conteúdos. Caso isso ocorra, eles devem receber bloqueio imediato.

Leia também: “Os limites da democracia”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 232 da Revista Oeste

Além disso, Moraes suspendeu repasses financeiros provenientes de monetização on-line e proibiu doações ou pagamentos de publicidade. O advogado Alberto Moreira, responsável pela defesa de Hang, afirmou que, devido ao sigilo do processo, o empresário não pode comentar sorbe o caso. Ele acrescentou que confia nas instituições brasileiras e no Estado Democrático de Direito.

Leia mais: “A velha imprensa descobre Xande”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 232 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Antonio Carlos Ariboni
    Antonio Carlos Ariboni

    Proibir alguém de exercitar um direito constitucional não é democrático..

  2. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    o que seriam atos ilícios para o povo saber e evitar perturbações.

  3. PCC
    PCC

    Pode usar mas se postar qualquer coisa que eu goste, eu proíbo de novo, viu?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.