publicidade
Política

AGU tenta reverter suspensão da nomeação de Ramagem

Órgão alega que não houve tentativa de interferência por parte do presidente da República

Alexandre Ramagem
Indicação de Ramagem virou alvo de polêmica | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Órgão alega que não houve tentativa de interferência por parte do presidente da República

A Advocacia Geral da União (AGU) apresentou nesta quinta-feira, 7, pedido de reconsideração da liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes que determinou a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal.

Receba nossas atualizações

Parecer da AGU que busca reverter decisão do Supremo

Segundo a AGU, a decisão do ministro não respeitou o princípio básico da separação dos poderes Executivo e Judiciário. Além disso, AGU ressaltou que não há provas de que o presidente da República tentou interferir politicamente nos trabalhos da Polícia Federal. “A alegada intenção de interferência ilícita em investigações da Polícia Federal requer demonstração material concreta, isto é, a indicação de atos diretivos e concatenados que não deixem dúvida acerca da abusiva intromissão. Não há quaisquer provas nos autos que contemplem alguma ordem presidencial voltada a manipular ou a fraudar investigação da Polícia Federal”, argumenta a AGU na petição.

No dia 29 de abril, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de Ramagem para o comando da PF, afirmando que existem indícios que o presidente quebrou o princípio da impessoalidade ao indicar um amigo da família. A decisão, criticada por parlamentares e que dividiu o meio jurídico, ocorreu após as denúncias feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade