publicidade
Política

Judicialização do IOF: AGU corrige Haddad publicamente

O ministro da Fazenda disse que judicializar a derrota seria uma alternativa; a Advocacia-Geral da União divulgou nota sobre o assunto

Fernando Haddad - iof
De acordo com Haddad, o governo busca manter a boa relação com o maior mercado consumidor do mundo | Foto: Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, 26, que o governo Lula ainda não tomou uma decisão sobre judicializar a derrota sofrida no Congresso. Os parlamentares derrubaram a proposta que elevaria o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A AGU também reforçou que as questões jurídicas serão abordadas “tecnicamente pela AGU, após oitiva da equipe econômica”. Além disso, o órgão afirmou que uma eventual judicialização do caso será comunicada exclusivamente pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

A nota veio depois de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmar, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que o governo estuda três possibilidades para responder à derrubada do decreto e que uma delas é ir ao STF contra a decisão do Congresso.

“A Advocacia-Geral da União informa que, em resposta às notícias divulgadas na mídia sobre a judicialização do Decreto do IOF, que não há qualquer decisão tomada e que todas as questões jurídicas serão abordadas tecnicamente pela AGU, após oitiva da equipe econômica”, afirma o órgão, em nota. “A comunicação sobre os eventuais desdobramentos jurídicos do caso será feita exclusivamente pelo advogado-geral, no momento apropriado.”

Segundo Haddad, as três alternativas do governo são ir à Justiça contra a decisão do Congresso, buscar uma nova fonte de receita ou fazer um novo corte no Orçamento que atinja a todos.

A possibilidade de judicialização via AGU

Antes mesmo do encerramento da votação na Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com os ministros Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

haddad e lula
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula também pretende conversar com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), antes de definir os próximos passos.

A derrubada do decreto marca um fato inédito nas últimas três décadas: é a primeira vez em 33 anos que o Congresso revoga um decreto presidencial. O episódio mais recente ocorreu em 1992, quando o então presidente Fernando Collor teve um decreto sustado seis meses antes do início de seu processo de impeachment.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. ALCINDO ALVES DOS REIS FILHO
    ALCINDO ALVES DOS REIS FILHO

    EU ACHO BEM MAIS SIMPLES CORTAR O “CAVIAR COM VINHO FRANCÊS” DOS ARTISTAS E REDUZIR O NÚMERO DE MINISTÉRIOS QUE NÃO SERVEM PARA NADA, ENTRE OUTRAS DESPESAS SEM JUSTIFICATIVAS, FAZENDO ISSO DÁ PARA REDUZIR IMPOSTOS AO INVÉS DE AUMENTAR.

  2. ELIAS
    ELIAS

    Se o governo resolver judicializar, melhor será fechar as Casas Legislativas e escancarar de vez a ditadura do judiciário.

  3. Carlos
    Carlos

    O pudor dessa gente já foi há muito tempo. Estão em modo “pânico”, sem saber o que fazer, desesperadamente obcecados com o projeto “reeleição de Luladrão”. É a ÚNICA opção que tem alguma chance de mantê-los no poder. Fedem a ranço… bolor… coisa velha… São como zumbis… mortos-vivos teimando em achar que têm algo a oferecer. Vão definhar. O Brasil se cansou deles. Venha Caiado, Ratinho, Tarcísio… qualquer um. Temos que varrer esses parasitas pra longe.

  4. Osmair Mendonça
    Osmair Mendonça

    Temos um analfabeto malandro comandando um vassalo que pensa que é economista. Dá nisso. Mas é escolha da massa ignorante. Bem feito!

    1. ALCINDO ALVES DOS REIS FILHO
      ALCINDO ALVES DOS REIS FILHO

      A MASSA NÃO ESCOLHEU!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Para o senhor Haddad o Congresso não representa a voz do povo; quer apelar para o STF. Pelo jeito, no entender dele o povo não interessa. Bom, isso é compreensível; a julgar pela votação que obteve desde que concorreu à reeleição para prefeito de São Paulo e perdeu de forma acachapante, tudo o que ele quer é se vingar do povo. Sabe que jamais ganhará uma eleição.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade