publicidade
No Ponto

Kassab deve deixar governo de SP até abril

Saída será para se dedicar às eleições pelo PSD ou se candidatar a vice no Estado

Gilberto Kassab secretário São Paulo PSD
Gilberto Kassab também pode ser candidato a vice-governador | Foto: Reprodução/Site PSD

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deverá deixar a equipe do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em março ou abril. A expectativa dentro do governo é que ele, atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, passe a se dedicar à coordenação das campanhas de seu partido para as eleições de 2026. Ou se candidatar a vice na chapa de Tarcísio.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Um interlocutor ligado ao governo paulista confirmou essa possibilidade a Oeste. “Não há nada certo ainda, o Kassab é um gigante na política, tem se concentrado em suas atribuições no governo, mas, diante de sua estatura política, é possível que tenha de deixar suas funções na administração para se dedicar às eleições, em março ou abril”, disse. “Será uma decisão dele.”

Representantes do PL, que busca participar da chapa a ser encabeçada por Tarcísio, consideram que a provável saída de Kassab do governo, neste momento, seria algo natural dentro da política. Kassab já adiantou que a escolha do candidato a presidente pelo PSD ocorrerá no dia 15 de abril.

“Como presidente nacional de um partido [PSD], é natural que Gilberto Kassab intensifique sua atuação política com a proximidade das eleições de 2026″, afirma a Oeste a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), presidente da executiva estadual do PL Mulher de São Paulo. “A organização partidária exige, afinal, presença em todo o país.”

A deputada não vê nenhum tipo de rompimento nessa atitude. “Trata-se, inclusive, de um movimento normal do calendário político, sem caráter de ruptura”, observa a parlamentar paulista. “O importante é que o governo do Estado de São Paulo mantenha sua estabilidade, com uma equipe estruturada e continuidade administrativa.”

As movimentações de Kassab em torno de uma candidatura própria do PSD à Presidência, ao consolidar o senador Flávio Bolsonaro (RJ) como candidato do PL, praticamente tiraram Tarcísio da disputa na esfera federal. Kassab sempre defendeu a candidatura do governador à reeleição.

Kassab e o governo de Tarcísio

Depois de rumores de que tinha se distanciado do governador, Kassab, admitiu, em entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes, a possibilidade de se candidatar a vice-governador na chapa de Tarcísio. O governador, dias antes, teria se incomodado com a declaração de Kassab, sobre a relação dele com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Kassab afirmou, na ocasião, que era importante Tarcísio ter sua personalidade, e não aceitar absolutamente todas as exigências de Bolsonaro. “Uma coisa é gratidão, reconhecimento, lealdade”, disse o presidente do PSD. “Outra coisa é submissão.”

Tarcísio negou submissão, mostrou descontentamento, mas, passados alguns dias, a possibilidade de Kassab ser lançado como vice voltou ao cenário.

Leia mais: “Felício Ramuth quer prosseguir como vice-governador: ‘Não tenho plano B'”

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

5 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Deixa o Governo e vá para Califórnia, Dubai, Rússia, mas larga o osso político. Impossível né Kassab.🤪

  2. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Oh fulano , vc é tão influente?, se candidata ao Senado por São Paulo e verás a resposta.

  3. David S
    David S

    Este, é sem dúvidas uma das maiores pragas, no cenário político do Brasil….

  4. José Simões de Almeida
    José Simões de Almeida

    Quem tiver este individuo como vice vai perder as eleições

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.