publicidade
No Ponto

Haddad cancela ida à Europa para debater corte de gastos com Lula

O pacote de revisão ainda está em análise, sem plano final decidido pelo Palácio do Planalto

Pacote corte de gastos; governo lula
O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad: movimento arriscado, segundo técnicos do próprio governo| Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou sua ida à Europa nesta semana para debater um pacote de revisão de gastos do governo federal com Lula. A reunião ocorre nesta segunda-feira, 4, no Palácio do Planalto.

Haddad viajaria para a Europa nesta segunda-feira e só voltaria no próximo sábado, 9. Passaria por Paris (França), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica). O ministro tinha agendas marcadas com autoridades e investidores dos respectivos países.

Receba nossas atualizações

“Minha ida estava dependendo dessa definição de ser nesta semana ou na semana que vem em que seriam feitos os anúncios”, disse Haddad, sobre viagem à Europa, em conversa com jornalistas.

O titular da Fazenda explicou, nesta manhã, que o cancelamento da viagem ocorreu por pedido de Lula. Disse que “as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico” em relação aos possíveis cortes de gastos. “Estaremos prontos nesta semana para anunciar.”

Além de Haddad, ministro da Casa Civil deve discutir corte de gastos

Ainda segundo Haddad, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também deve integrar a reunião — que ainda não tem horário definido. Afirmou que sua pasta já tem “várias definições” sobre possibilidades de cortes do Orçamento. 

“O presidente passou o fim de semana, inclusive, trabalhando o assunto e pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes para ele. Penso que estamos na reta final”, destacou. 

Ao ser indagado sobre possíveis cortes de gastos, o ministro preferiu não detalhar: “Só por deferência ao presidente, ele quem vai organizar a comunicação, vamos aguardar algumas horas. Ele quem vai definir quem comunica, quem comunica e modelo de apresentação.”

Neste domingo, 3, em coletiva de imprensa sobre o primeiro dia de provas do Enem, o presidente Lula evitou responder às perguntas em meio ao cancelamento da viagem de Fernando Haddad: “Hoje, o assunto é o Enem”.

O governo federal vive uma crise fiscal e passou a ser cobrado para apresentar um pacote de medidas de revisão de gastos. Essas ações foram prometidas depois das eleições municipais e geram expectativa no mercado. Na última semana, por exemplo, o dólar fechou a R$ 5,86. É a segunda maior cotação nominal da história, o que reflete a crise financeira.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

2 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Mais uma mentira cozinhando no forno do governo. Deve ser a famosa torta de trouxas,

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    O déficit público será incomensurável e isto se configura crime de responsabilidade … o que fará o congreciu na$$inauguração? Nada desde que liberem suas imorais emendas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade