publicidade
No Ponto

Governo Lula vê avanço em articulação para reatar com Alcolumbre

Petista aguarda conversa com o presidente do Senado para definir nova indicação ao STF

Lula e Davi Alcolumbre Senado
Petista busca estratégia para reorganizar a articulação política e evitar novos prejuízos à tramitação de pautas prioritárias | Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Conversas entre o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), e lideranças da base aliada ao Palácio do Planalto deram início a um movimento de reaproximação entre o Senado e o governo Lula. Segundo governista ouvidos por Oeste, o senador amapaense está se mostrando “disponível” em dialogar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O movimento de aliados do governo começou logo depois da rejeição do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A derrota, considerada histórica, levou ministros petistas e parlamentares aliados a intensificarem contatos com Alcolumbre na tentativa de reduzir a crise entre o Planalto e o Congresso.

Receba nossas atualizações

Saiba mais:

Um dos principais articuladores da indicação de Messias, o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tem mantido conversas frequentes com Alcolumbre e Lula. Nos bastidores, defende uma reaproximação entre o Senado e o Palácio do Planalto.

Ainda de acordo com interlocutores, o presidente da CCJ recebeu sinais positivos de Alcolumbre referentes a uma reaproximação com o petista.

Governo Lula segura nova indicação ao STF

Segundo aliados do governo Lula ouvidos por Oeste, o petista decidiu aguardar uma conversa com Alcolumbre antes de avançar com a indicação de um novo nome ao Supremo.

Na tentativa de reconstruir pontes, ministros do governo começaram uma rodada de conversas com o presidente do Senado. Como mostrou Oeste, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, reuniu-se na última terça-feira, 5, com Alcolumbre na residência oficial da presidência do Senado.

O encontro foi o primeiro entre integrantes do governo e o chefe do Congresso desde a rejeição de Messias. Na sequência, o presidente do Congresso Nacional também conversou com o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães.

As recentes derrotas do governo no Congresso ampliaram, dentro do Planalto, a percepção de deterioração na relação com o Senado. Principalmente, a rejeição do AGU por 42 votos a 34 e a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria.

Esse cenário levou Lula a buscar uma estratégia para reorganizar a articulação política e evitar novos prejuízos à tramitação de pautas prioritárias no Congresso, como a PEC da Segurança Pública e o projeto que prevê o fim da escala de trabalho 6×1.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

2 comentários
  1. ELIAS
    ELIAS

    Em Brasília não há desavença que não seja resolvida com com algumas centenas de milhões de reais.

  2. daise a.scopiato
    daise a.scopiato

    Tudo sem vergonha na cara, sem honra e sem palavra!! Vai rolar grana 💰 ou mais privile??

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade