publicidade
No Ponto

Glauber Braga ganha colchão para dormir na Câmara

O deputado do Psol faz um protesto contra sua cassação, que inclui greve de fome e não deixar as dependências da Casa

colchão glauber
O colchão chegou por volta das 15h30 na Câmara dos Deputados | Foto: Sarah Peres/Revista Oeste

Integrantes do Psol articularam a entrada de um colchão para que o deputado da bancada Glauber Braga (RJ) continue dormindo no plenário 5 da Câmara dos Deputados, em uma manifestação contra o seu processo de cassação. 

Por volta das 15h30 desta quinta-feira, 10, a reportagem de Oeste flagrou o momento que o colchão chegou na Casa e foi entregue no plenário – onde Glauber Braga segue desde ontem em protesto com aliados. 

Receba nossas atualizações

A imprensa é impedida de acessar o plenário da Casa, só tendo acesso ao local em momentos permitidos pela assessoria do Psol – mesmo que o espaço seja público. 

Conforme nota emitida pela assessoria do parlamentar, ele segue há mais de 30 horas sem comer e sem sair da Câmara. Apesar da greve de fome, o brigão do Psol ingeriu dois copos de isotônico, além de água durante esse período. Na manhã desta quinta-feira, 10, líderes religiosos se reuniram no plenário para uma manifestação. 

+ Em greve de fome, Glauber Braga dorme no plenário da Câmara

A parlamentar Sâmia Bomfim (Psol-SP), que é companheira de Glauber Braga, chegou para integrar o protesto acompanhada do filho do casal.

Nota de Glauber Braga

Em nota, a assessoria do psolista esclareceu que a greve de fome ocorre em “em protesto às articulações promovidas pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira”. 

“O parlamentar dormiu no chão do plenário 5, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética”, informou o texto. “Glauber vai permanecer no local nesta quinta-feira (10), onde também irá dormir. O deputado está recebendo acompanhamento médico.”

A assessoria também esclareceu como foi a noite do parlamentar no plenário: “Nesta madrugada, o parlamentar dormiu entre a meia-noite e 4h. Após, respondeu mensagens de apoiadores e conversou com a equipe que o acompanha no plenário. Parlamentares da base de apoio também estão se revezando no local para prestar apoio ao deputado”.

Conselho de Ética aprova cassação

O Conselho de Ética da Câmara decidiu pela cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga em uma sessão marcada por tumultos. O parecer foi apresentado pelo relator, Paulo Magalhães (PSD-BA), na semana passada. O episódio que motivou a ação do Novo contra o psolista ocorreu em 16 de abril de 2024.

Ao todo, foram 13 favoráveis ao relatório de Magalhães, o qual orientou pela cassação do mandato de Glauber Braga. Outros cinco votaram contra. Não houve abstenção. 

Apesar da aprovação da cassação no Conselho de Ética, o psolista pode recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O colegiado tem cinco dias para analisar o recurso.

Se o recurso for rejeitado na CCJ, o processo segue para análise no plenário da Casa. Para a aprovação da cassação no plenário da Câmara dos Deputados, é necessário o apoio da maioria absoluta. Ou seja, 257 votos favoráveis. 

+ Conselho de Ética decide cassar mandato de Glauber Braga

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Celso Eveling Caetano
    Celso Eveling Caetano

    Não quer largar o osso de jeito nenhum, a análise é: chutar pessoas na casa da mãe Joana, vulgo câmara pode, usar a tribuna para expressar opinião, não pode. é passível de ser cassado.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade