publicidade
No Ponto

Ex-secretária diz que DF precisa de uma 'Lava Jato'

Filha de ministro do TCU afirma que os políticos evitam aderir à governança porque 'o caos gera oportunidades'

cristiane nardes
A ex-secretária do DF Cristiane Nardes | Foto: RGB/Divulgação

Ex-secretária-executiva de Governança e Compliance da Casa Civil do Distrito Federal (DF), Cristiane Nardes disse que o DF precisa de “uma Lava Jato”.

Em 2019, o governador Ibaneis Rocha exonerou Cristiane. Naquele período, o Tribunal de Contas da União (Cristiane é filha de um ministro) o proibiu de usar recursos do Fundo Constitucional para o pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas.

Receba nossas atualizações

Pré-candidata pelo Republicanos a deputada distrital, ela afirmou que o DF vive um cenário de “ausência de governança” e defendeu uma “limpa” para combater irregularidades e recuperar a confiança da população.

A ex-secretária é entusiasta da governança, que é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle voltados à melhoria da administração pública.

“O caos gera oportunidades para meter a mão”, disse Cristiane ao defender a lei da governança pública. Conforme ela, a falta de mecanismos de controle favorece desperdícios, escândalos e má gestão de recursos públicos.

Ao propor o modelo, Cristiane afirmou que a governança pública busca garantir “o pleno atendimento ao cidadão”, com resultados concretos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e transporte. Segundo ela, o objetivo é fazer com que a população “sinta na ponta” o retorno dos impostos pagos e das escolhas feitas nas urnas. Segundo ela, se o DF tivesse adotado mecanismos de governança, crises como a que envolve o Master e o Banco de Brasília poderiam ter sido evitadas. “As tempestades vão continuar acontecendo, mas a governança pode nos trazer para esse mar calmo, tranquilo e sereno de novo”, disse, durante um jantar com jornalistas.

Leia também: “Uma CPI essencial”, reportagem publicada na Edição 323 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Precisa mesmo e ela pode contar com o meu voto ! Basta ver a tentativa de compra sórdida do Master pelo BRB ! Teve muito suborno no meio !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade