publicidade
No Ponto

Em vitória da oposição, CPI do MST aprova convite a ministros de Estado

Carlos Fávaro e Paulo Teixeira foram convidados

CPI MST
(Da esq. para a dir.) O relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles (PL-SP), e o presidente do colegiado, deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) | Foto: Foto: Apolos Neto

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) aprovou, nesta quarta-feira, 24, o convite a dois ministros de Estado para prestar esclarecimentos acerca das invasões promovidas pelo movimento. Trata-se da primeira vitória da oposição no colegiado, instalado na semana passada.

Eis os ministros que foram convidados: Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar). Inicialmente, a proposta da oposição era que os ministros fossem convocados, mas um acordo feito com os deputados governistas converteu os requerimentos em convites.

Receba nossas atualizações

Dos sete documentos propostos pelos governistas, quatro foram aprovados. Entre eles está um que solicita informações ao ministro Fávaro sobre os meios de convênios, entre 2018 e 2022, que liberaram recursos públicos para a realização de eventos nacionais e internacionais do agronegócio.

Já outro solicita informações ao Incra sobre a desistência formal ou a paralisação da obtenção de imóveis e da fiscalização cadastral com vistas à criação de assentamentos entre os anos de 2016 e 2022. O documento, contudo, sofreu uma alteração na data, que será entre 2012 e 2022.

Na CPI do MST, a oposição conseguiu aprovar todos os requerimentos propostos, que foram pautados hoje. Eis os documentos da oposição e do governo:

  • Envio de todos os documentos que instruíram a organização da IV Feira da Reforma Agrária;
  • Convite a Nelcilene Reis, ex-integrante do MST;
  • Convite a Ivan Xavier, integrante do MST;
  • Convite a Raul Jungmann, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário;
  • Convocação de Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública de São Paulo;
  • Convite a Luana Ruiz, assentada do MST;
  • Visitas técnicas aos locais invadidos pelo MST;
  • Diligências no Complexo Divino Pai Eterno, localizado no município São Felix do Xingu (Pará);

As datas em que as oitivas devem acontecer, contudo, ainda não foram divulgadas.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Neves
    Paulo Neves

    CONVITES?????!!!!!!
    Enquanto a “direita” continuar “jogando nas 4 linhas” nada vai mudar.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.