publicidade
No Ponto

De olho no Senado, Sebastião Coelho se filia ao Novo e é prestigiado em jantar

Desembargador aposentado é uma das vozes mais lúcidas do Direito no Brasil e tem feito uma série de críticas à atuação do STF

sebastião coelho
O desembargador aposentado Sebastião Coelho, durante uma sessão na Câmara dos Deputados | Foto: Pedro França/Agência Senado

Na terça-feira 10, o jurista Sebastião Coelho se filiou ao partido Novo. De olho no Senado, Coelho será a aposta da sigla para disputar uma cadeira na Casa pelo Distrito Federal (DF).

O desembargador aposentado lotou um restaurante em Brasília.

Receba nossas atualizações

No jantar, Coelho foi prestigiado por familiares, amigos e autoridades, entre elas, o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro.

Também compareceram os deputados federais Marcel van Hatten (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC), a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF) e a ex-deputada distrital Júlia Lucy.

Trajetória de Sebastião Coelho

sebastião coelho
O ex-desembargador e advogado Sebastião Coelho da Silva e o ministro Alexandre de Moraes no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília – 13/9/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Coelho tem 70 anos e construiu carreira no Judiciário do DF, onde atuou como juiz e, posteriormente, desembargador do Tribunal de Justiça do DF e Territórios.

Em 2022, Coelho renunciou ao cargo de vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF em protesto contra a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, alegando que o ministro teria feito uma “declaração de guerra ao país”.

Depois de sua aposentadoria, Coelho passou a atuar como advogado, destacando-se na defesa de réus do 8 de janeiro de 2023 e de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais. Coelho é uma das vozes mais lúcidas do Direito no país.

“Estamos construindo uma nominata forte, com nomes que unem preparo e coragem”, disse Thiago Cianni, presidente do Novo no Distrito Federal, em outra ocasião. “O doutor Sebastião é um reforço de peso que nos aproxima ainda mais do nosso objetivo, que é oferecer ao DF uma opção de voto consciente, com comprometimento ético e com a transformação da política.”

Leia também: “A esquerda está nua”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 272 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

7 comentários
  1. arnaldo botelho barbosa
    arnaldo botelho barbosa

    Conheço o ilustre Dr. Sebastião Coelho desde o tempo das lidas forenses no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios-TJDFT. É um homem simples, íntegro, conhecedor profundo do direito, corajoso e destemido.Um excelente nome para o senado brasileiro.

  2. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Nomes com o esse é o que precisamos para resgatar um pouco de moral para esse bordel de vendidos chamado senado federal.

  3. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Tem que fazer uma limpa nesse senado em 2026, sendo que o grande problema será o nordeste, onde os nomes serão sempre os mesmos.

  4. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Parabéns e obrigado Dr. Sebastião. O partido NOVO vem muito forte para as próximas eleições. Se consolidando firmemente no cenário nacional.
    É diferente, é uma alternativa ao que temos hoje.
    Aqui em Brasília uma vaga será sua meu caro Dr. Sebastião!

  5. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Parabens mesmo! Dr. Sebastião homem de coragem e de muito conhecimento e cumprimento REAL das leis! Se tudo der certo, será um Senador exemplar e fará muito bem ao nosso país. Precisamos muito de pessoas igual a ele, no Senado e na Camara de deputados!!!

  6. Francisco de Assis Lacerda Sales
    Francisco de Assis Lacerda Sales

    Parabéns ao Dr. Sebastião Coelho pela honrosa dedicação em defesa do nosso país.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.