publicidade
No Ponto

Classe média e pobres 'fecham' com a direita no 1° turno da eleição em São Paulo

Ricardo Nunes e Pablo Marçal venceram em bairros periféricos, enquanto Boulos teve bom desempenho em regiões ricas

ricardo nunes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (à esq) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à dir), na sede do Executivo paulistano - 07/08/2023 | Foto: Divulgação/PL

Durante muitos anos, o PT propagou a tese segundo a qual pobre não pode ser de direita, mas os eleitores da cidade de São Paulo demonstraram que a visão de mundo do partido que diz representar os trabalhadores não passa de uma miragem.

No domingo 6, conforme a distribuição de votos na capital paulista, é possível ver que os candidatos da direita, Ricardo Nunes e Pablo Marçal, venceram em zonas eleitorais de classe média e periféricas, enquanto Guilherme Boulos foi preferido no centro da cidade, onde há bairros chiques, entre eles, Jardins, Perdizes, Higienópolis, Bela Vista e Morumbi. Apesar de Boulos também ter recebido votos em locais humildes, eles são em menor número se comparado aos de seus adversários.

Receba nossas atualizações

Nunes surpreendeu ao vencer a vice de Boulos, Marta Suplicy, em redutos eleitorais dela, a exemplo de Parelheiros, Brasilândia e Grajaú. Marçal se consagrou em boa parte da zona leste de São Paulo, como em São Miguel Paulista, Sapopemba e Itaquera.

Mapa sobre o primeiro turno da eleição em São Paulo

O jornal Folha de S.Paulo compilou os dados em um mapa de calor, sobre a capital. A cor vinho representa Boulos, enquanto Nunes simboliza a Azul e Marçal, mostarda. Confira a imagem abaixo:

são paulo
Foto: Folha de S.Paulo

Leia também: “Os amigos de Lula”, artigo publicado na Edição 237 da Revista Oeste


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.