publicidade
Mundo

UE endurece regras para migrantes e cria centros de deportação

O pacote ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu antes de entrar em vigor

Energia - União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sessão no Parlamento Europeu | Foto: Reprodução/Twitter

Os ministros do Interior dos 27 países da União Europeia (UE) aprovaram novas regras migratórias nesta segunda-feira, 8, em Bruxelas. As normas preveem a criação de centros nacionais para repatriar migrantes cujos pedidos foram negados, além de endurecer punições para quem se recusa a deixar o bloco.

O Parlamento Europeu ainda precisa aprovar o pacote para que entre em vigor. A iniciativa ganhou força diante do avanço da direita em vários países europeus e segue demandas de nações como Suécia, Itália, Dinamarca e Holanda, que defendem políticas migratórias mais rígidas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Os ministros decidiram que cada Estado membro deverá negociar com países terceiros para instalar esses centros, sem envolvimento direto da União Europeia. O impulso para aprovação do pacote veio da Dinamarca, atual presidente rotativa do bloco e defensora de políticas migratórias mais restritivas. As informações são da agência AFP.

Além dos centros de retorno, as medidas autorizam que migrantes rejeitados possam ser enviados a nações consideradas “seguras” pela Europa, mesmo que não sejam seus países de origem. O pacote prevê ainda sanções mais duras para quem permanecer irregularmente em territórios do bloco.

“É realmente importante que transmitamos aos cidadãos a sensação de que controlamos o que está acontecendo”, disse Magnus Brunner, comissário responsável pela área. O acordo inclui um novo sistema para redistribuir solicitantes de asilo, o que alivia a pressão sobre países como Grécia e Itália.

Pelos termos aprovados, Estados membros que não aceitarem receber solicitantes de asilo terão de pagar € 20 mil, cerca de R$ 126 mil, por pessoa, aos países mais afetados. As negociações sobre a implantação do sistema se estenderam por várias semanas, e a expectativa é que ele entre em vigor no próximo ano.

Bandeiras da União Europeia (UE) e de países do bloco, em alusão à matéria sobre as tarifas do bloco contra os EUA
Bandeiras da União Europeia e de países do bloco | Foto: Dušan Cvetanović/Pixabay

França e Espanha questionam novas regras da UE

Apesar do consenso formal, persistem divergências. A Espanha questiona a eficiência dos centros de retorno, enquanto a França contesta aspectos legais e práticos das novas regras. O tema mobiliza críticas de organizações civis e partidos de esquerda, que denunciam possíveis violações aos direitos humanos.

“Em vez de investir em segurança, proteção e inclusão, a UE opta por políticas que exporão mais pessoas ao perigo e à insegurança jurídica”, Silvia Carta, representante da Plataforma para a Cooperação Internacional sobre Migrantes sem Documentos.

1 comentário
  1. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Os migrantes, especialmente muçulmanos, detonando com a Europa e ainda tem imbecil que recrimina políticas mais severas. Nem todo esquerdista, mas sempre um esquerdista.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.