O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 11, que os Estados Unidos e Israel venceram a guerra contra o Irã, deflagrada há duas semanas com uma operação militar conjunta que resultou na morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e de outros membros do alto escalão da ditadura dos aiatolás.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
A declaração foi feita em discurso na cidade de Hebron, em Kentucky. “Deixe-me dizer que vencemos. Sabe, nunca é bom dizer que vencemos muito cedo. Mas nós vencemos”, declarou. “Na primeira hora já tinha acabado. Vencemos.”
O presidente norte-americano também relatou a destruição de 58 navios de guerra iranianos pelas forças dos EUA, durante o discurso. Antes, em conversa com jornalistas, ele havia dito que 28 embarcações iranianas usadas para instalar minas no Estreito de Ormuz foram destruídas desde o começo da guerra. “Eles começaram a falar em minas. Então atingimos 28 navios de minagem até agora, 28”, afirmou Trump.
+ Trump, sobre guerra no Irã: ‘Pode terminar em breve’
Desde o início dos ataques, em 28 de fevereiro, dezenas de navios, sistemas de defesa aérea, aviões e outros alvos militares do Irã foram destruídos, segundo autoridades norte-americanas e israelenses.
O Comando Militar Central dos EUA, que atua no Oriente Médio, afirmou que “o regime iraniano está perdendo capacidade aérea a cada dia”. “As forças norte-americanas não estão apenas se defendendo das ameaças iranianas, estamos desmantelando-as metodicamente.”
Presidente do Irã se manifesta sobre declaração de Trump
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, depois da declaração de Trump de que os EUA venceram a guerra, listou três condições para o fim do conflito: “Reconhecer os direitos legítimos do Irã, pagar reparações e oferecer firmes garantias internacionais contra futuras agressões”. A declaração foi feita em uma postagem no X.
A guerra no Oriente Médio
Depois do ataque ao Irã, a Guarda Revolucionária disparou mísseis contra Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque e Omã, com a alegação de que os alvos seriam apenas interesses de Estados Unidos e Israel nos respectivos países.
+ Tensão no Oriente Médio resgata temor pelo uso de minas navais
O conflito também se estendeu ao Líbano, depois de o Hezbollah, grupo aliado do Irã, atacar Israel em resposta à morte de Ali Khamenei. Israel, desde então, intensificou ofensivas aéreas contra o que afirma serem posições do Hezbollah.
Com a eliminação de Ali Khamenei, um conselho do Irã escolheu Mojtaba Khamenei, filho do ditador morto, como novo líder supremo. Mojtaba representa a continuidade do regime e não deve promover mudanças significativas, segundo analistas. Trump classificou a escolha de Mojtaba como um “grande erro”.






































Tem de destruir tudo