publicidade
Mundo

Trump anuncia que EUA vão escoltar navios no Estreito de Ormuz

Presidente dos EUA denomina ação de 'Projeto Liberdade' e prevê início para a manhã desta segunda-feira, 4

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Divulgação/Casa Branca
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Divulgação/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 3, que o país vai guiar navios presos no Estreito de Ormuz a partir desta segunda-feira, 4. O governo norte-americano informou que conduzirá as embarcações para fora das vias navegáveis restritas em segurança.

Em publicação na sua rede Truth Social, o republicano afirmou que atende a pedidos de países sem envolvimento na guerra.

Receba nossas atualizações

“Países de todo o mundo, quase todos sem envolvimento no conflito no Oriente Médio, que se desenrola de forma tão visível e violenta pediram aos Estados Unidos que ajudassem a liberar seus navios, que estão retidos no Estreito de Ormuz, por algo com o qual não têm absolutamente nada a ver — são meros espectadores neutros e inocentes!”, publicou Trump.

O presidente continuou: “Para o bem do Irã, do Oriente Médio e dos Estados Unidos, informamos a esses países que guiaremos seus navios com segurança para fora dessas vias navegáveis ​​restritas, para que possam seguir com suas atividades livremente.”

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Trump chamou a operação de “Projeto Liberdade”. Segundo ele, a intenção é “simplesmente liberar pessoas, empresas e países que não fizeram absolutamente nada de errado — são vítimas das circunstâncias.” Em seguida, o político disse que o gesto humanitário ocorre “em nome dos Estados Unidos, dos países do Oriente Médio e, em particular, do Irã.”

Estreito de Ormuz: tripulação sofrem com falta de alimentos

Ainda de acordo com a publicação de Trump, muitos dos navios bloqueados no Estreito de Ormuz “estão com poucos alimentos e outros itens necessários para que as tripulações permaneçam a bordo de forma saudável e higiênica”. O presidente finaliza afirmando que, se houver interferência na operação, ele irá combater “com firmeza”.

A publicação de Trump ocorreu depois do Irã afirmar que recebeu uma resposta dos EUA sobre uma proposta de paz. A mídia estatal iraniana informou que Washington enviou o documento por meio do Paquistão.

Estreito de Ormuz, um estreito entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, visto do espaço (elementos desta imagem fornecidos pela NASA) | Foto: Shutterstock irã
Estreito de Ormuz, um estreito entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, visto do espaço (elementos desta imagem fornecidos pela NASA) | Foto: Shutterstock

EUA e Israel suspenderam bombardeios contra o Irã há quatro semanas. Autoridades realizaram rodadas de negociações, mas novos encontros fracassaram. O Estreito de Ormuz concentra 20% do petróleo comercializado no mundo. A rota é essencial para o escoamento da produção para a Ásia, Europa e Américas.

Leia também: “Eixo do caos”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.