publicidade
Mundo

Tropas ucranianas avançam e recapturam regiões no leste do país

Segundo Zelensky, as Forças Militares assumiram o controle de mais de 30 assentamentos

Ucrânia

A Ucrânia anunciou avanços significativos de suas forças nas regiões leste e nordeste do país para recapturar territórios tomados ainda nos primeiros dias da invasão pela Rússia.

Neste domingo, 11, o presidente Volodymyr Zelensky disse que o país libertou de forças russas o assentamento de Chkalovske, na região de Kharkiv, uma das maiores cidades da Ucrânia.

Receba nossas atualizações

“Outro assentamento libertado! Graças à 14ª brigada mecanizada separada com o nome do príncipe Romano, o Grande, a bandeira ucraniana retornou a Chkalovske, região de Kharkiv”, anunciou Zelensky pelas redes sociais.

Segundo o presidente, as Forças Armadas da Ucrânia libertaram e assumiram o controle de mais de 30 assentamentos na região de Kharkiv.

No sábado 10, as forças militares ucranianas entraram na cidade de Izium. O ato representou mais do que uma grande vitória militar. O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia classificou as ações de extraordinárias. O prefeito de Izium, Valeri Martchenko, disse ao jornal The New York Times que a cidade estava livre das tropas de Moscou.

Esse é um sinal de que a guerra na Ucrânia pode estar entrando em uma nova fase, na qual as tropas russas lutam para manter os territórios que capturaram nos últimos seis meses.

As forças russas foram forçadas a fugir da estratégica cidade oriental apenas cinco dias depois que a Ucrânia iniciou uma nova ofensiva para o leste através da região de Kharkiv.

Zelensky afirmou que os militares do país retomaram mais de 2 mil quilômetros quadrados de território desde o início do mês.

O que diz a Rússia

Embora as informações ainda não possam ser verificadas de maneira independente, sinais emitidos por Moscou indicam que a nova fase da guerra está mesmo se consolidando.

Citando o Ministério da Defesa, a agência de notícias estatal russa Tass confirmou o deslocamento de tropas de Izium para outros pontos do Donbass.

Segundo a versão do Kremlin, trata-se de movimento já planejado para reorganizar as forças de defesa no leste. Meios ocidentais, porém, viram a retirada como um aparente colapso das forças russas em um dos principais fronts do conflito, com função logística importante.

Relacionadas

Assine a Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Lucio Flavio Gonçalves
    Lucio Flavio Gonçalves

    segundo zelensky neeee ahhh mais então ai eu vou acreditar, não a duvida que é verdade neee fiquei com vergonha alheia agora

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade