publicidade
Mundo

The Economist contra a "esquerda autoritária"

Revista britânica toma posição contra a cultura do cancelamento e a censura de uma esquerda cada vez mais elitista e agressiva

Foto: reprodução The Economist

A revista britânica The Economist, ao contrário de outros representantes da “grande imprensa”, aparentemente descobriu que as forças de esquerda podem ser muito perigosas. A matéria de capa de sua última edição tem como chamada The treat from the illiberal left. Em tradução livre, “a ameaça da esquerda autoritária”.

Leia mais: “A ditadura do capitalismo lacrador

Receba nossas atualizações

A Economist diz que nos últimos 250 anos “o liberalismo clássico ajudou a trazer progresso sem paralelo”. Mas que agora está passando por um teste difícil. Como não podia deixar, garante que o maior perigo nos EUA parte da “direita trumpiana”. Mas reconhece o perigo de uma esquerda autoritária que é elitista, “sente horror à insegurança e é obcecada com a visão estreita de trazer justiça para grupos identitários oprimidos”. Os liberais clássicos, segundo a revista, acham que o progresso deve ser espontâneo, com crescimento a partir de baixo e sem autoritarismo”.

cancelamento - stalinismo - bruno garschagen
Foto: Reprodução

Já a esquerda considera que o direito de palavra dos “privilegiados e reacionários” deve ser calado através de um sistema de “vitimismo de casta”. Quem não concorda com eles devem ser punidos com cancelamentos e cortes financeiros. A Economist lembra a frase do economista Milton Friedman, segundo a qual “a sociedade que coloca a igualdade acima da liberdade vai acabar sem nenhuma das duas”.

Leia mais: “O ‘cancelamento’ da iniciativa privada

“Só liberais apreciam a diversidade em toda as suas formas e como fazer dela uma força”, conclui The Economist. “Liberais clássicos devem redescobrir seu espírito de luta. Devem combater os brigões e canceladores. O liberalismo ainda é o melhor motor para o progresso igualitário. Liberais devem ter a coragem de dizer isso”.

 

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Se os conservadores não se unirem em um concílio, para deliberarem sobre os limites tangíveis dos globalistas de plantão, signatários dessa nova ordem mundial que para ser implantada, utilizam todo o tipo de marginalia do mundo, SÓ O POVO BRASILEIRO E O MESSIAS NÃO SERÃO SUFICIENTES PARA EXTIRPA-LOS DO MUNDO CIVILIZADO.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.