publicidade
Mundo

Talibã aprova orçamento sem ajuda internacional

Países democráticos suspenderam as doações ao Afeganistão depois de os fundamentalistas retomarem o poder

Talibã
Foto: Reprodução/YouTube

O Talibã aprovou nesta quinta-feira, 13, seu primeiro orçamento desde que retomou o controle do Afeganistão. De acordo com o Ministério das Finanças, os fundamentalistas islâmicos não consideraram nenhum recebimento de ajuda internacional nos primeiros três meses de 2022.

“Pela primeira vez em décadas, elaboramos um orçamento que não depende de ajuda internacional”, disse Ahmad Wali Haqmal, porta-voz da pasta. “É um grande êxito para todos nós.”

Receba nossas atualizações

Desde a volta dos talibãs, as potências democráticas suspenderam as doações ao Afeganistão. A ajuda internacional representava até 80% do orçamento do país asiático. O novo plano financeiro do grupo fundamentalista, aprovado nesta terça, é de 53,9 bilhões de afghanis (R$ 2,84 bilhões). A quase totalidade do orçamento (49,2 bilhões de afghanis) é destinada às despesas do governo.

O Talibã decidiu que o ano fiscal passará a ser baseado no calendário solar. Isso significa que o início do ano começará por volta de 21 de março. O próximo orçamento, em formulação por Haqmal, será apresentado depois dessa data.

Diante da grave crise de liquidez motivada pela suspensão da ajuda internacional, a maioria dos salários dos funcionários do Talibã não é paga com frequência. Assim que os fundamentalistas voltaram ao poder, os Estados Unidos congelaram US$ 9,5 bilhões de reservas do Banco Central do Afeganistão. Isso equivale à metade do PIB do país asiático em 2020.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade