publicidade
Mundo

Spray nasal ajuda no combate à depressão, indica estudo

Nova técnica ainda está em testes, mas já se mostra eficiente

Vacina brasileira spray covid - spray nasal depressão
Nova técnica se mostra superior aos métodos convencionais | Foto: Reprodução/Freepik

Pesquisadores desenvolvem uma nova terapia combinada com spray nasal de esketamina para ajudar no combate a Depressão Resistente ao Tratamento (DRT).

Os especialistas publicaram um estudo no jornal acadêmico The New England Journal of Medicine, na quinta-feira 5. Nos testes realizados, a nova técnica se mostra superior aos tratamentos convencionais.

Receba nossas atualizações

Muitos pacientes não reagem bem aos tratamentos convencionais de depressão, como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) e inibidores de recaptação de serotonina-norepinefrina (ISRSN).

Leia também: “Analista e cientista de dados vão ser as profissões mais importantes do Brasil até 2030”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a esketamina, no fim de 2020, “para transtorno depressivo maior em adultos que não tenham respondido adequadamente a pelo menos dois antidepressivos diferentes com dose e duração adequadas para tratar o atual episódio depressivo de moderado a grave (depressão resistente ao tratamento) em combinação com antidepressivos orais (tais como ISRS e ISRSN)”.

Sobre o novo tratamento e conflitos de pacientes com depressão

O medicamento, todavia, é inacessível a uma grande parcela da população, uma vez que cada frasco custa por volta de R$ 2,5 mil.

Cerca de um terço dos pacientes com depressão não encontra alívio com os medicamentos tradicionais, o que os coloca em risco de aumentar comorbidades, suicídio e internações hospitalares.

O DRT é ainda mais desafiadora, visto que os pacientes não apresentam melhora significativa, mesmo depois de várias semanas de terapia.

O novo estudo revelou que adicionar o spray nasal de esketamina ao tratamento existente pode ser uma solução promissora. Batizado Escape-TRD Ph 3b, o artigo comparou dois tipos de terapias combinadas.

Um grupo de pacientes recebeu a combinação de ISRS/ISRSN e o spray nasal. O outro recebeu ISRS/ISRSN com quetiapina de liberação prolongada.

Os especialistas notaram que que o spray foi superior na obtenção da remissão e na manutenção da ausência de recaída em pacientes com DRT, quando ambos os tratamentos tinham sido usados em combinação com um ISRS/ISRSN contínuo.

Os resultados foram notáveis, com 27% dos pacientes no grupo do spray sem apresentar os sintomas na oitava semana, em comparação com apenas 17,6% do segundo grupo.

A taxa de recaída depois de seis meses também favoreceu os pacientes tratados com esketamina.

“Na taxa de recaída, também, que monitoramos após seis meses, os pacientes tratados com esketamina mantiveram a vantagem sobre aqueles tratados com quetiapina”, disseram os cientistas.

Leia mais

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.