publicidade
Mundo

SpaceX cita STF e bloqueio no Brasil como risco em documento

Empresa de Elon Musk afirmou que ações do Supremo podem ameaçar ativos e operações fora dos Estados Unidos

Elon Musk e Alexandre de Moraes têm travado embates em relação ao Twitter/X no Brasil | Foto: Reprodução/Twitter/X
Elon Musk e Alexandre de Moraes têm travado embates em relação ao Twitter/X no Brasil | Foto: Reprodução/Twitter/X

A SpaceX citou o Supremo Tribunal Federal como um possível risco aos seus negócios em documentos apresentados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para abertura de capital na Bolsa norte-americana.

No documento de requisição de oferta pública inicial, a empresa de Elon Musk afirmou que operações globais podem ficar sujeitas a decisões de governos e autoridades jurídicas consideradas “instáveis, maliciosas ou arbitrárias”. O Brasil aparece como exemplo no documento.

Receba nossas atualizações

A companhia mencionou diretamente o episódio de agosto de 2024, quando a Starlink teve ativos bloqueados por decisão do ministro Alexandre de Moraes em meio ao processo envolvendo a rede social X, também controlada por Musk.

Segundo a SpaceX, o caso demonstraria que ativos podem sofrer medidas judiciais mesmo em situações não ligadas diretamente às operações da empresa.

“Conforme evidenciado pela apreensão de bens no Brasil, podemos estar sujeitos a ações adversas por parte de agentes governamentais”, afirma o documento apresentado à SEC.

SpaceX quer estrear na Nasdaq

Elon Musk é fundador da SpaceX | Foto: Reprodução/Flickr

A SpaceX informou que pretende listar suas ações no índice de mercado Nasdaq sob o código SPCX. O pedido de oferta pública inicial foi divulgado pela SEC na quarta-feira, mas ainda sem estimativa oficial de preço para os papéis.

A companhia projeta aumento de US$ 581 milhões em receitas ligadas ao segmento de inteligência artificial em 2025. O crescimento seria impulsionado por publicidade, assinaturas do chatbot Grok, operações da rede social X e contratos de licenciamento de dados.

Segundo a imprensa norte-americana, a empresa espera levantar cerca de US$ 75 bilhões com a oferta pública.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

2 comentários
  1. MNJM
    MNJM

    Moraes só na Justiça, como fez a Rumble. Concordo com o Flavio

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    MUSK DEVE SEGUIR O CAMINHO DO RUNBLE, E PEDIR QUE O CABEÇA DE COTOVELO SEJA RESPONSABILIZADO PELOS PREJUZOS SOFRIDOS !
    TEM DE SER CITADO POR EMAIL , COMO AJUSTIÇA FEDERAL DA FLÓRIDA FEZ ONTEM DIA 22 !
    QUE ELE BEBA DO MESMO VENENO QUE CRIOU !

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.