publicidade
Mundo

Reino Unido prende comediante por postagens sobre pessoas trans

O roteirista e humorista Graham Linehan foi detido no Aeroporto de Heathrow; ativistas reagem: 'Totalitarismo', 'prisão ilegal' e 'Estado policial'

Graham Linehan, comediante britânico, passou mal e foi levado ao hospital depois da prisão | Foto: Reprodução/X
Graham Linehan, comediante britânico, passou mal e foi levado ao hospital depois da prisão | Foto: Reprodução/X

O comediante e roteirista irlandês Graham Linehan, conhecido pela criação de séries de comédia, foi preso nesta segunda-feira, 1º, depois de desembarcar no Aeroporto de Heathrow, no Reino Unido. A prisão ocorreu quando Linehan retornava dos Estados Unidos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O comediante relatou, em sua página no Substack, que foi levado ao hospital em razão de uma crise de pressão e acabou solto, depois do pagamento de fiança. “Uma enfermeira veio me examinar e constatou que minha pressão arterial estava acima de 200 — um risco de AVC. O estresse de ser preso por piadas estava literalmente ameaçando minha vida! Então, fui escoltado para o pronto-socorro, onde escrevo isso agora, depois de passar cerca de oito horas em observação”, relatou.

Linehan prosseguiu: “Em um país onde pedófilos escapam da sentença, onde crimes com faca estão fora de controle, onde mulheres são agredidas e assediadas toda vez que se reúnem para falar, o Estado mobilizou cinco policiais armados para prender um escritor de comédia”.

+ EUA acusam Europa de punir cidadãos pelo ‘crime’ de criticar seus próprios governos

A Polícia Metropolitana de Londres não deu detalhes sobre o caso, mas confirmou a prisão de um homem em razão de “incitação à violência” por postagens em um rede social.

No artigo, Linehan afirmou que a condição para sua liberdade é “não acessar o Twitter” e explicou que a detenção foi motivada por três postagens feitas em abril, nas quais abordava sua posição sobre a presença de “um homem que se identifica como trans em espaço exclusivo para mulheres”.

Linehan, criador também das séries The IT Crowd e Black Books, relatou que, ao sair do avião, “cinco policiais armados aguardavam” para informá-lo sobre a prisão.

A Polícia Metropolitana disse que “a detenção foi realizada por agentes da Unidade de Aviação”. “É padrão que policiais em aeroportos estejam armados. Nenhuma arma foi sacada ou usada durante a prisão.”

Em uma das postagens que serviram de base à prisão, Linehan escreveu: “Se um homem que se identifica como trans está em um espaço exclusivo para mulheres, ele está cometendo um ato violento e abusivo. Faça uma cena, chame a polícia e, se tudo mais falhar, dê um soco no saco dele”.

Reação à prisão do comediante no Reino Unido

A ONG The Free Speech Union, em postagem no X, relatou o caso e afirmou que a prisão é ilegal. “Não acreditamos que a prisão de Graham ou as condições de fiança impostas tenham sido legais. Nós o apoiaremos integralmente em sua luta contra essas alegações absurdas e a resposta desproporcional da polícia”, escreveu a ONG.

A escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter e crítica da censura a quem se opõe ao movimento trans, acusou o governo britânico de totalitarismo. “Em que diabos o Reino Unido se tornou? Isso é totalitarismo. Completamente deplorável.”

Elon Musk, dono do X e defensor da liberdade de expressão, respondeu à pergunta de Rowling, ao compartilhar a postagem dela: “Estado policial”.

Leia também: Um hino à liberdade, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Ri bastante com “soco no saco do traveco”. É o que as mulheres poderiam fazer, caso um macho vestido de mulher ouse entrar no banheiro feminino.

  2. Silvio Ramos Jr.
    Silvio Ramos Jr.

    Depois de firmar um acordo com o Supremo da China (que deve ser uma ala do partido comunista), o STF deveria também fazer intercâmbio com a justiça do Reino Unido. Fica a sugestão.

  3. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Também não puniram grupos de outras nacionalidades por estupro coletivo. A pauta Woke em alta frequência.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade