publicidade
Mundo

Promotor que investigava PCC é assassinado na Colômbia

Marcelo Pecci era reconhecido internacionalmente por seu trabalho na luta contra o tráfico de drogas

promotor paraguai
Marcelo Pecci também fazia parte da operação "Ultranza", que investigava tráfico de drogas e lavagem de dinheiro | Foto: Divulgação/Ministério Público do Paraguai

O promotor Marcelo Pecci, que investigava o crime organizado no Paraguai, foi assassinado na terça-feira 10 na Colômbia, onde passava a lua de mel. A informação foi confirmada pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que condenou o crime em postagem no Twitter.

“O assassinato covarde do promotor Marcelo Pecci na Colômbia deixa toda a nação paraguaia de luto. Nós condenamos este trágico acontecimento com a maior veemência e redobramos nosso compromisso de lutar contra o crime organizado”, escreveu Abdo.

Receba nossas atualizações

Em 2017, Pecci liderou a chamada operação “Zootopia”, responsável por desmontar o Primeiro Comando da Capital (PCC) no Paraguai. Foram apreendidos 500 quilos de cocaína.

Ele também investigava uma chacina ocorrida no ano passado em Pedro Juan Caballero, na qual morreram quatro pessoas — incluindo a filha do governador da província de Amambay e duas estudantes brasileiras (Kaline Reinoso de Oliveira, de 22 anos, e Rhannye Jamilly Borges de Oliveira, de 18 anos).

“Marcelo é um funcionário público muito antigo. Ele começou como datilógrafo, ele começou de baixo, geracionalmente estava em uma carreira consolidada”, disse a procuradora-geral do Paraguai, Sandra Quiñonez. Ela acrescentou que a morte do promotor “não será em vão” e em seu nome avançará “com mais força contra as estruturas criminosas”.

De acordo com autoridades, o crime pode ter sido cometido por causa de uma disputa interna em uma quadrilha brasileira de traficantes de drogas.

O diretor da Polícia Nacional da Colômbia, general Jorge Luis Vargas, disse à imprensa que as autoridades estão tomando atitudes urgentes e confidenciais que “ajudarão a identificar os responsáveis ​​por este lamentável acontecimento”.

Pecci morreu na ilha de Barú, localizada a cerca de 40 minutos de barco da cidade de Cartagena das Índias. Ele havia recém se casado com a jornalista paraguaia Claudia Aguilera em 30 de abril. Na manhã de terça-feira, o casal havia anunciado no Instagram que esperava um filho.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. João Mário
    João Mário

    Quem foi o advogado que fez mais de 120 defesas da cooperativa do pcc que hoje está raivoso no stf? Quem? Quem?

  2. Bruno
    Bruno

    Será que o mandante é aquele que foi libertado recentemente por um Ministro aí? Vai saber…

  3. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    Agora se perguntem: quem o PCC prefere para presidente do Brasil? Pois é.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade