publicidade
Mundo

Presidente da Argentina recorre à ONU por soberania das Malvinas

O ministro das Relações Exteriores do país sul-americano está em Nova Iorque, para tentar negociações com o Reino Unido

argentina inflação
Foto: Divulgação/Casa Rosada

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, participa nesta quinta-feira, 24, de uma sessão do Comitê de Descolonização da ONU sobre a Questão das Malvinas. “Isso vai de acordo com o mandato estabelecido e reiterado em numerosas resoluções desta assembleia e de seu comitê especial de descolonização”, informou o chanceler, em documento publicado na manhã de hoje.

Em Nova Iorque, Solá tenta pôr a Argentina e o Reino Unido em uma mesa de negociações. O objetivo é a reivindicação da soberania das ilhas Malvinas por parte do país sul-americano. Na terça-feira 22, o diplomata argentino recorreu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, com a finalidade de o integrante do organismo internacional interceder pela Argentina junto ao Reino Unido.

Receba nossas atualizações

Na semana passada, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou haver a necessidade de os argentinos retomaram o controle do arquipélago, cuja soberania é mantida pelos britânicos desde 1833 e historicamente solicitada pelo país sul-americano.

Leia também: “O populismo pobre da Argentina”, reportagem publicada na Edição 30 da Revista Oeste

Com informações da agência de notícias EFE

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. Raniere dos Santos Machado
    Raniere dos Santos Machado

    Argentinos: patriotas e idiotas
    Argentinos patriotas: inteligentes e burros
    Argentinos patriotas e inteligentes: deixa as Malvinas quieta e troca esse governo esquerdista.

    Ou então, vão ver mais europeus chegarem em navios.. Os ingleses de novo.

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Toda vez que um governante argentino perde totalmente a popularidade ele lança essa conversa das Ilhas Falklands para procurar uma sobrevida no patriotismo do povo argentino.

    1. Silvio Ramos Jr.
      Silvio Ramos Jr.

      É exatamente disso que se trata. O velho e asqueroso oportunismo e manipulação política do povo argentino, que divide-se entre patriotas e idiotas. Como o país está sempre em crise e elegendo picaretas, o governo do momento usa – de novo – as Malvinas.

  3. Pedro Campos Coutinho
    Pedro Campos Coutinho

    Coitado. Pergunte ao povo que mora lá pra ver se eles querem ser argentinos. Simples assim.

    1. Ricardo G. Filho
      Ricardo G. Filho

      Isso já foi feito em 2013 – o resultado foi o seguinte:

      De 1517 votos, 1513 votos foram em favor de manter as ilhas junto ao Reino Unido e TRÊS contra, com uma abstenção.

      Mas deixemos o comuna tentar de novo – assim eles tomam mais um pau dos britânicos e afundam de vez.

  4. Clandio MB da Costa
    Clandio MB da Costa

    Minha nossa, mais uma vez essa palhaçada… a Argentina já passou a divisa para ser terra arrasada. Tenho amigos que moram lá, a situação é cada vez pior. Terrorismo, quebra de direitos civis, corrupção, retirada de propriedades…

  5. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Dizem que por lá, naquelas setentrionais paragens tem muito petróleo ou gás natural, não sei se fizeram alguma prospecção por ali em alguma época atual ou remota. De resto, são umas ilhotas remotas, faz um frio prá cacete, e talvez tenham algum recurso pesqueiro que agora sofre com a abordagem de navios pesqueiros chineses e são muitos por lá ou então seja apenas mais uma obsessão desses argentinos, vide o caso do Juán Domingo Perón, existe obsessão maior que essa? Roubaram até um dedo da múmia do cara! Esses platinos, a meu ver, são uns doentes.

    1. Ricardo G. Filho
      Ricardo G. Filho

      Acho que vc quis dizer “meridionais” – setentrional é no Norte.

      1. Paulo Renato Versiani Velloso
        Paulo Renato Versiani Velloso

        Você tem razão, me equivoquei. Obrigado.

  6. Alberto Garcia
    Alberto Garcia

    Estou curioso para saber, se o argentinos irão cair nessa de novo.

    1. José Campos
      José Campos

      Ah, faz um prebiscito com os moradores das Malvinas e vejam se eles querem a Argentina lá.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.