publicidade
Mundo

Por que o papa muda de nome?

O último líder da Igreja Católica não se chamava Francisco quando nasceu

Francisco
O papa Francisco se chamava Jorge Bergoglio ao nascer | Foto: Foto: Reprodução/Flickr

Ao nascer, o mais recente papa recebeu o nome de Jorge Bergoglio. Francisco foi uma escolha dele apenas depois da eleição para o cargo. Contudo, o pontífice não quebrou nenhuma tradição ao tomar essa decisão — e sim mandou uma mensagem ao mundo sobre a missão que aceitou diante da Igreja Católica.

+ Conheça Curiosamente e desvende um mundo escondido

Receba nossas atualizações

O ato remonta ao primeiro homem no comando da Igreja — alguém nomeado pelo próprio Cristo, de acordo com a tradição católica.

Trata-se de São Pedro, apóstolo a quem Jesus teria designado para liderar a Igreja antes mesmo da crucificação. Por esse motivo, os católicos o consideram o primeiro papa — mas, ao nascer, seu nome era outro: Simão. Ele aparece pela primeira vez na Bíblia no Evangelho de São Mateus.

Como o primeiro papa mudou de nome?

Segundo São Mateus, a troca ocorreu logo depois de o apóstolo reconhecer Cristo como o Messias, ou o Filho do “Deus vivo”. O ato é considerado uma profissão de fé.

“Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas”, disse Jesus. “Pois não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Desde então, cada nome escolhido por um papa carrega, nas entrelinhas, o peso de uma promessa e o sinal de um caminho.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Celyo
    Celyo

    O cristianismo surgiu muito tempo depois da morte de Cristo. Portanto, Cristo não nomeou o primeiro papa. Religião é doutrinação e dominação encima de mentiras.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.