Depois de quatro cancelamentos seguidos, passageiros de um voo da Azul que sairia de Madri no último sábado, 11, para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), relatam ter enfrentado falta de assistência, alimentação e hospedagem adequada. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
Algumas pessoas continuam sem previsão de retorno ao Brasil, com incertezas e dificuldades no aeroporto espanhol. Segundo relatos ao jornal, um hotel inicialmente oferecido pela companhia aérea chegou a recusar os passageiros e os enviar de volta ao terminal.
Muitos passageiros, inclusive famílias com crianças e pessoas com mobilidade reduzida, ficaram sem local para descansar. Eles passaram horas sem comer, o que agravou ainda mais o desconforto.
Suspensão do voo e assistência da Azul

A Azul informou que a suspensão do voo AD8755, programado para o último sábado, 11, ocorreu por causa de problemas técnicos.
“Os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo realocados em outros voos”, declarou a empresa, em nota. “As equipes da Azul estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível.”
O advogado Gustavo Luiz de Faria Mársico, de Ribeirão Preto, viajava em lua de mel com a mulher, Fernanda Mársico. Ele explicou ao Estadão que, depois do embarque, todos receberam a orientação para desembarcar, por causa de uma manutenção emergencial.
“Era para termos decolado no sábado, às 13h45, horário local”, disse ao jornal. “Depois que quase três horas dentro da aeronave, fomos informados que a gente tinha que desembarcar, pois a aeronave passaria por manutenção. Logo depois do desembarque, informaram que o voo tinha sido cancelado.”
Mársico destacou a ausência de informações e auxílio da Azul, além da recusa de hotéis. Um dos estabelecimentos chegou a exibir um aviso em inglês para direcionar passageiros da companhia aérea de volta ao aeroporto. Ele afirmou que, mesmo depois de quatro cancelamentos, inclusive um voo marcado para a 1h30 desta terça-feira, 14, ainda havia muitos brasileiros que aguardavam solução.
Leia também: “Desespero e mortes no agro”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 291 da Revista Oeste
“Está um caos, ainda tem muita gente dependendo desse voo”, relatou. “A muito custo, muita insistência, consegui ser realocado, mas tem gente ainda aguardando para voltar para o Brasil.” O casal conseguiu embarcar em um voo da Latam com chegada prevista para o início da noite desta terça-feira, 14.
Em nota complementar, a Azul lamentou os transtornos e ressaltou que procedimentos de manutenção são essenciais para garantir a segurança dos passageiros, os quais a companhia considera como prioridade.





































Eu estava nesse voo. O descaso dos funcionários da empresa e da empresa em geral foi inacreditável. Estava na executiva. Péssimo tratamento. Zero informação. Um asco.